Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Opinião

A última noite de José Wilker

Por: SIDNEY NICÉAS
O escritor Paulo Caldas traz ao Tesão um texto crítico a respeito do livro “A última noite de José Wilker, de André Balaio.

Foto: Reprodução/Algomais.com

24/08/2023
    Compartilhe:

*Por Paulo Caldas

Sim, sem qualquer cerimônia nem obediência a protocolos, cumprimentos ou com André Balaio demonstra maestria no costurar com as linhas do bem escrever o perfil físico dos personagens, momentos que identifica detalhes que tecem este “A última noite de José Wilker”. Do mesmo modo, revela aspectos do psicológico, sinalizados no vestir, expressão facial, espontaneidade dos gestos e até cacoetes.

O autor se atém às técnicas com o traquejo próprio de quem passou por uma oficina literária, dada a habilidade ao reger a movimentação dos personagens em cenários que falam, como nos mostrou Gustave Flaubert e sabe que o leitor e se curva ante os detalhes certificadores recomendados por John Gardner. De resto, quem lê atribui uma nota maior à inventiva que reside nestas letras alinhadas, por exemplo, em “A última noite de José Wilker” , conto que confere título à publicação.

O livro traz a orelha assinada pelo escritor Cristhiano Aguiar e na contracapa opiniões de Micheliny Verunschk, Carlos Eduardo Pereira e Débora Ferraz, credenciados avalistas do conteúdo.

Pernambucano atualmente radicadono Rio de janeiro,Balaio é autor de“Quebranto”, Editora Patuá 2018, vencedor do Prêmio Vânia Souto Carvalho, da Academia Pernambucana de Letras. Compôs roteiros de histórias em quadrinhos,“A rasteira da perna cabeluda”, entre outras; seu conto “O lado de lá” venceu o prêmio Off Flip, em 2016. Este “A última noite de José Wilker” foi um dos vencedores do PrêmioBiblioteca Digital, da Biblioteca Pública do Paraná.

Esta publicação foi produzida pela Editora Caos e Letras, 2023, editada por Eduardo Sabino, Cristiano Silva, e arte de James Duarte, pode ser adquirida no site da editora: https://www.caoseletras.com/a-ultima-noite-de-jose-wilker.

--

Paulo Caldas é escritor.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook