Ana Arraes toma posse hoje na Presidência do TCU

Foto: Reprodução internet
A Ministra Ana Arraes toma posse hoje do cargo de presidente do Tribunal de Contas da União. Será a segunda mulher a comandar o tribunal, desde que foi criado.
O Tribunal de Contas da União (TCU) é instituição brasileira prevista na Constituição Federal para exercer a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e administração indireta, quanto à legalidade, à legitimidade e à economicidade e a fiscalização da aplicação das subvenções e da renúncia de receitas.Auxilia o Congresso Nacional no planejamento fiscal e orçamentário anual.
Tem suas raízes no Erário Régio ou Tesouro Real Público, criado pelo então príncipe-regente Dom João, mediante alvará de 28 de junho de 1808, em que no seu título VI, segundo Agenor de Roure, traz como a origem do Tribunal de Contas no Brasil.
A pernambucana Ana Arraes foi indicada ao TCU pela Câmara dos Deputados, em 2011, para a vaga aberta pela aposentadoria do ministro Ubiratan Aguiar. A nova presidente da Corte de Contas é filha do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes de Alencar e de Célia de Souza Leão Arraes de Alencar. Ana Arraes é formada em Direito e foi deputada federal por seu Estado de 2007 a 2010.
O seu neto, prefeito eleito do Recife, João Campos esteve ontem com ela e manifestou em suas redes sociais o orgulho da avó. "Que bom poder encontrar a minha avó Ana, aqui em Brasília. Breve encontro em que pude desejar sucesso na nova fase. Nesta quinta-feira, ela toma posse como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). São novas missões, novos desafios. Como a mulher forte que é, tenho certeza que a sua dedicação e trabalho serão de grande valia para o país." disse o deputado federal, que está em Brasília finalizando as atividades do mandato no Congresso Nacional
Eleição - Os mandatos de presidente e vice-presidente do TCU são de um ano com possibilidade de recondução por igual período. Ana Arraes e Bruno Dantas foram eleitos na sessão do dia 2 de dezembro por unanimidade. Em seu discurso de posse, Ana Arraes vai anunciar os pilares de sua gestão, que se inicia em 1º de janeiro de 2021.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 16/01/2021
PMB-PE sai em defesa do Presidente da República: "Deixem o...
Presidente do partido, Tinho do Povo diz que os opositores agem...
- Por REDAÇÃO
- 16/01/2021
Sivaldo Albino assume presidência da Codeam
Prefeito de Garanhuns ficará à frente da Comissão de...
- Por REDAÇÃO
- 16/01/2021
Tadeu Alencar defende volta imediata dos trabalhos no...
Entre os assuntos importantes a serem discutidos no Congresso...
- Por REDAÇÃO
- 14/01/2021
Teresa Leitão saúda decisão do PT: "finalmente"
A deputada estadual defendia o afastamento do seu partido do PSB...
- Por REDAÇÃO
- 14/01/2021
PT entrega cargos e deixa a base do Governo na Alepe
A nota oficial, assinada pelo presidente estadual do Partido, além...
- Por REDAÇÃO
- 14/01/2021
Moreno vai economizar R$ 400 mil com reforma administrativa...
A redução será na folha de pagamento do município. Mas contratos...