Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Famosos

Ana Maria Braga apresenta o Mais Você com mão imobilizada após cirurgia

Por: REDAÇÃO PORTAL
A apresentadora sentiu dor e formigamento até descobrir que teve a Síndrome do Túnel do Carpo

Foto: Reprodução/TV Globo

26/10/2020
    Compartilhe:

A Apresentadora Ana Maria Braga apareceu com a mão direita enfaixada no Mais Você, da Globo, desta segunda-feira (26) e revelou que precisou passar por uma cirurgia no último fim de semana. 

A apresentadora contou que estava sentindo muita dor na mão e demorou alguns dias para descobrir o que era. Ela foi diagnosticada com Síndrome do Túnel do Carpo, um uma inflamação nos nervos da mão, e foi submetida ao procedimento após ficar 20 dias com dores. "Devia estar usando uma tipoia. Isso aqui [a faixa] é para proteger de uma cirurgia que eu fiz esse fim de semana", contou ela

"Eu senti uma dor muito forte durante 20 dias. Um formigamento, uma ardência, uma tremenda dor. Eu fui ao médico investigar e demorou um pouco para descobrir. Mas fiquei sabendo que o que eu tive foi uma coisa com um nome estranho Síndrome do Túnel do Carpo", disse. 

O que é Síndrome do Túnel do Carpo?

Esta síndrome é causada pela compressão do nervo mediano, que passa por um canal estreito no punho chamado de Túnel do Carpo. A compressão é causada pelo aumento das estruturas que passam pelo túnel ou pelo seu espessamento.

A doença é comum em pessoas que realizam trabalho manual com movimentos repetidos, mas também tem associação com alterações hormonais, como menopausa e gravidez, o que explica a maior frequência em mulheres na faixa de 35 a 60 anos. Outras doenças associadas são Diabetes Mellitus, artrite reumatoide e doenças da tireoide.

Sinais e sintomas

Os sintomas mais frequentes são: dor, choque, dormência, formigamento e perda da destreza nas mãos.

A dor é pior a noite, principalmente após uso exagerado das mãos durante o dia, e pode ser intensa a ponto de acordar o paciente. A dor pode irradiar para o braço e até para o ombro. Atividades que promovem a flexão do punho por longo período podem aumentar a dor.

A diminuição da sensibilidade dos dedos, traduzida por dormência ou formigamento, acomete a palma da mão e poupa o dedo mínimo e o dorso da mão. Associada a uma certa fraqueza nas mãos, pode haver dificuldade de amarrar os sapatos, abotoar uma camisa e pegar objetos. Pode haver acometimento das 2 mãos em 60% dos casos.

Quando procurar o neurocirurgião?

Caso os sintomas persistam por alguns dias, deve-se procurar um especialista. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, melhores são os resultados.

O tratamento conservador é feito com anti-inflamatórios, imobilização, fisioterapia e medicamentos específicos para o nervo. Infiltrações com corticoides também podem ser realizadas. Nos casos mais graves ou refratários ao tratamento clínico, a cirurgia está indicada.
Existem outras doenças com sintomas semelhantes e, por isso, a realização do tratamento clínico sem consultar o neurocirurgião pode atrasar o diagnóstico correto e prejudicar a saúde do paciente.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook