Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Bichectomia e a importância para a saúde bucal

Por: REDAÇÃO PORTAL
A cirurgiã-dentista Edjany Sá, do Instituto Face, destaca que o procedimento para remoção da gordura na região da bochecha ajuda na prevenção de excesso de mordidas involuntárias, lesões, doenças da cavidade oral e gengiva, e até câncer

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

21/07/2021
    Compartilhe:

Há quem tenha bochechas grandes, ou melhor, redondas e volumosas e siga uma vida sem grandes preocupações com essa parte do corpo. Porém, outros se sentem incomodados por vários fatores, tanto no aspecto da estética quanto no funcional. Uma das principais queixas de quem tem o excesso de tecido é a mordida involuntária que, além da dor, pode resultar em lesões com chances de proliferação de bactérias e seus desdobramentos contínuos. Entre eles, mau hálito e doenças da cavidade oral e gengiva, e até câncer em casos extremos, assim como desperta a cirurgiã-dentista Edjany Sá, do Instituto Face, em Vitória de Santo Antão.  

A doutora lembra que o grande papel das bochechas, em suma, é facilitar a sucção do leite materno, auxiliando na amamentação e protegendo ramos bucais do nervo facial. Na idade adulta, não possui funções fisiológicas e, por isso, a remoção da bola de Bichat protuberante não tem contraindicação. O nome do procedimento que visa corrigir, ou melhor, desenvolver a harmonização facial mediante a remoção dessa gordura é a Bichectomia, cuja lista de adeptas traz nomes Madona, Victoria Beckham, Kim Kardashian, Angelina Jolie e Megan Fox. “Essa técnica geralmente é realizada em consultórios de dentistas habilitados para a correção tendo em vista que pode ser realizada a partir de anestésicos que são utilizados para extração dentária. “A incisão é bem pequena, geralmente, em torno de um centímetro. Não deixa cicatrizes já que o procedimento é todo realizado de forma interna e leva, em média, cerca de quarenta minutos para finalização com pontos de sutura”, lembra Edjany. 

 

Contudo, ela aproveita para reforçar que, como é uma novidade do mercado e existem diversos profissionais oferecendo essa técnica, os interessados devem procurar referências de quem vai realizar. “Por mais que seja algo aberto a todos, não podemos deixar de levar em conta que vamos mexer numa cavidade com grande concentração de artérias, de glândulas e de nervos, que são estruturas importantes da face. O conhecimento da anatomia é indispensável para evitar complicações tardias, principalmente assimetrias, hematomas e inflamações”, pondera.  

Outro ponto fundamental para quem pensa em adotar a Bichectomia é que o procedimento é irreversível. “Independente do ganho de peso essa gordura não volta, portanto, a cirurgia necessita ser bem indicada. Quem tem receio de investir e teme como será o efeito, vale apostar numa técnica de maquiagem que marque o contorno do rosto para ter uma ideia mais clara”, recomenda a especialista. Em tempo, o pós-cirúrgico é tranquilo como a remoção de um dente. Inclui repouso, medicação preventiva por alguns dias, alimentação gelada, inclusive para reduzir o inchaço, e ainda abstinência de atividades físicas e exposição ao sol por dez dias.
 

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook