Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Biden vence eleições dos Estados Unidos

Por: REDAÇÃO PORTAL
Democrata passou dos 270 votos votos no colégio eleitoral, segundo projeções de diversos veículos de imprensa, como Associated Press, 'New York Times', NBC e CNN.

Foto: Reprodução/Twitter Joe Biden

07/11/2020
    Compartilhe:

O democrata Joe Biden conquistou 284 delegados segundo projeções da The Associated Press nas eleições americanas e será o próximo presidente dos Estados Unidos. O país não têm um órgão oficial que divulga, em tempo real, os resultados das urnas, como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no Brasil. Por isso, as projeções da imprensa são relevantes na divulgação da conquista dos delegados.

A vitória de Biden foi declarada também pela rede CNN e o jornal The New York Times, após mais de três dias de indefinição dos resultados. O resultado oficial pode demorar ainda mais para ser conhecido, e a expectativa é de que haja uma batalha judicial no país. De acordo com as projeções da imprensa americana, Biden venceu a disputa no estado da Pensilvânia, levando 20 delegados.

Ao longo da semana, o presidente Donald Trump apresentou ações judiciais em diversas instâncias da Justiça americana questionando a contagem e acusando fraude na contabilidade de votos enviados pelo correio.

Há ainda a hipótese legal de recontagem em parte dos estados onde a margem entre os candidatos for inferior a um percentual pré-definida. Na Geórgia, a recontagem é provável diante da perspectiva de vitória de Biden por menos de 0,5 ponto percentual.

A litigância da parte de Trump ainda deve aumentar. Na noite desta sexta-feira, o presidente foi às redes sociais dizer que o adversário não deveria se autoproclamar presidente uma vez que "os processos estão só começando".

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook