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Economia

Brasil perde quase R$2 bilhões por ano com o tempo gasto pela população para fazer pagamentos de débitos de trânsito

Por: REDAÇÃO PORTAL
Segundo números da Zapay, a burocracia para realizar pagamentos é responsável pela perda de 30 minutos de hora produtiva do brasileiro

Foto: Marcello Camargo/ Agência Brasil

26/05/2021
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O Brasil é considerado um dos países mais burocráticos do mundo. Segundo um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) de 2018, estamos entre os países que estão acima da média do tempo necessário para a realização do trâmite burocrático, com tempo de de 5,5 horas, de acordo com a pesquisa. 
Em um contexto de pandemia que estamos vivendo, alguns processos acabaram ficando ainda mais lentos, como é o caso dos pagamentos e parcelamentos de débitos de trânsito.  

A Zapay, startup especializada no parcelamento de débitos e na desburocratização dos processos de pagamentos junto aos órgãos de trânsito, levantou números que apontam que o brasileiro perde em média 30 minutos de hora produtiva para pagar os boletos de IPVA, licenciamento e multas. Com uma frota ativa de 55.8 milhões de veículos, a população do país perde quase 28 milhões de horas por ano pagando boleto, o que significa um prejuízo monetário de quase R$2 bilhões por ano ao Brasil.

“A Empresa surgiu para atender uma demanda que já existia no mercado. Quem nunca teve problemas para efetuar pagamentos com o DETRAN ou teve que ir e voltar várias vezes e enfrentar filas enormes para conseguir concluir um processo simples? Dentro desse cenário, buscamos uma solução baseada  no uso de tecnologia, para que o consumidor consiga de maneira fácil e rápida, ter acesso a todos os seus débitos e pagar as dívidas do seu carro em um só lugar tendo a facilidade do parcelamento em mais vezes”, ressalta Calleb Mendes, CEO da Zapay.

A startup atua facilitando a consulta dos débitos e viabiliza a realização do pagamento no cartão de crédito em até 12x, reduzindo o tempo de realização desse processo para 3 minutos. A empresa também tem postos físicos, onde consegue ajudar o cliente que não tem intimidade com os meios digitais a quitar seus débitos de forma rápida.

O CEO destaca ainda a importância da digitalização deste tipo de processo para acabar com a burocracia no Brasil. “É interessante ressaltar que a tecnologia é uma aliada  para que procedimentos burocráticos sejam feitos de forma rápida e eficaz, evitando perda de tempo no deslocamento, filas, ou cumprindo protocolos exagerados, que muitas vezes são encontrados nas unidades físicas dos órgãos públicos. A digitalização dos processos públicos veio para facilitar a vida do consumidor”, finaliza. 

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