Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Compesa anuncia racionamento rigoroso de água na Região Metropolitana do Recife

Por: REDAÇÃO PORTAL
Algumas áreas vão ter um dia com água e 20 dias sem. Alteração no calendário de abastecimento afeta áreas de dez dos 14 municípios da Região Metropolitana.

Foto: Pedro França/Agência Senado

22/01/2021
    Compartilhe:

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) anunciou, nesta sexta (22), um racionamento rigoroso e a mudança  no calendário de abastecimento de água no Estado.

A implementação e até mesmo a ampliação do rodízio de falta de água em alguns municípios é consequência de um período chuvoso abaixo do esperado na faixa leste, onde está localizada a Região Metropolitana do Recife.

Ao todo, 10 cidades serão afetadas com a mudança: Recife, Olinda, Paulista, Igarassu, Abreu e Lima, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, Moreno, Cabo de Santo Agostinho e São Lourenço da Mata, que, a partir do próximo mês, terão tempo médio sem água maior que no ano passado.

A Barragem Botafogo, localizada no município de Igarassu e que abastece Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima, está com 5,98% da capacidade. Já a barragem Varzea Una, que atende o município de São Lourenço da Mata está com 5,21% da capacidade e já deixou de ser operada momentaneamente para não esgotar. 

As barragens de Tapacurá e Duas Unas estão com 30,41% e 16,14% da capacidade, respectivamente. E a Barragem Gurjaú/Sicupema, no Cabo de Santo Agostinho, está com 38,84%, e o microclima da nucleação sul, local onde o sistema está localizado, é mais favorável à pluviosidade.

De acordo com a companhia, com base no estudo realizado junto à APAC, a mudança no calendário de abastecimento vai acontecer porque a previsão climatológica em Pernambuco identificou nível de chuva abaixo da média para o próximo trimestre, período que envolve os meses de fevereiro, março e abril.

A expectativa da Compesa é que com a chuva na RMR, de abril par maio, possamos reduzir esse calendário de rodízio

Confira como fica o novo calendário nos municípios: 

Sai do abastecimento diário e passa para um dia com água e outro sem:

Cabo de Santo Agostinho: Garapu, Cohab, Vilas Sociais, Pista Preta, Vila Pirapama.
Recife: Prado (parte), Mustardinha, Ilha do Leite, Madalena, Torre (parte), Graças, Coelhos, Paissandu, Boa Vista, Espinheiro (parte), Aflitos (parte), Santo Amaro, Recife Antigo, Tacaruna, Zumbi (parte) e Vila Santa Luzia

Sai do abastecimento diário e passa para um dia com água e dois sem:

Recife: Linha do Tiro, Beberibe, alto Santa Terezinha, Água Fria, Bomba do Hemetério, Alto do Deodato, Alto José Bonifácio, Alto do Pascoal, Fundão, Porto da Madeira, Cajueiro, Hipódromo, Encruzilhada, Torreão, Campina do Barreto, Arruda, Espinheiro (parte), Junqueira, Tamarineira (parte), Rosarinho (parte), Parnamirim (parte), Aflitos (parte), Ibura e UR3.

Sai do abastecimento diário e passa para dia com água e cinco sem:

Recife: Engenho do Meio, Cidade Universitária, Várzea, Cordeiro, Caxangá, Jardim Petrópolis, Loteamento Novo Caxangá, Iputinga, Nova Morada, Vila Felicidade, Monteiro, Apipucos, Jaqueira, Tamarineira (parte), Rosarinho (parte), Parnamirim (parte), Aflitos (parte), Dois Irmãos, Casa Amarela, Casa Forte, Poço da Panela, Santana, Monteiro, Alto Santa Isabel, Mangabeira, Alto do Mandu, Prado (parte), San Martin, Mangueira, Bongi, Jiquiá e Vietnã.

Sai do abastecimento diário e passa para 16 horas com água e 24 horas sem:

Cabo de Santo Agostinho: Alto Cruzeiro e Charnequinha.

Sai do abastecimento diário e passa para 36 horas com água e 36 horas sem:

Cabo de Santo Agostinho: Cidade Jardim, Pontezinha, Ponte dos Carvalhos, Itapuama e Paiva.

Sai do abastecimento de 12h com água e 36h sem água e passa para 12h com água e 72h sem:

Jordão e Jardim Jordão.

Sai do abastecimento de um dia com água e quatro sem e passa para um dia com água e sete sem:

Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu

Sai do abastecimento de dois dias com água e quatro sem e passa para dois dias com água e nove sem:

Moreno

Sai do abastecimento de um dia com água e seis sem e passa para um dia com água e 10 sem:

São Lourenço da Mata

Sai do abastecimento de um dia com água e seis sem e passa para um dia com água e 15 sem:

Camaragibe

Sai do abastecimento de um dia com água e 15 sem e passa para um dia com água e 20 sem:

Jaboatão dos Guararapes: Engenho Velho, Santo Alemão, Fazenda Suassuna, Centro de Jaboatão, Bela Vista, Alto da Fábrica, Alto do Raposo, Multifabril, Vila Piedade, Lote 23, Vila Natal, Artur Xavier, 21 de Abril, Hermes da Fonseca, Bom Sucesso, Carlos Pinto, Nossa Senhora dos Prazeres, Alto do Vento, Marechal Rondon, Quitandinha, Alto Santa Rosa e Vila Rica.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook