Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Comunidade Quilombola, em Alagoinha, tem toda a população adulta vacinada e será monitorada pela UFPE em parceria com a Fiocruz

Por: REDAÇÃO PORTAL
A comunidade de Alverne, que possui pouco mais de 400 habitantes adultos, registrou cinco óbitos antes da imunização
29/07/2021
    Compartilhe:

O povoado de Alverne, em Alagoinha, distante 226km da capital pernambucana, está com praticamente toda sua população adulta vacinada com as duas doses do imunizante AstraZeneca/Oxford e será monitorado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

De acordo com um dos pesquisadores, o professor Doutor em Saúde Pública, Francisco Santos, o monitoramento da comunidade servirá para acompanhar a eficácia da vacina, bem como a presença de novas variantes do novo coronavírus. "Tive a oportunidade de conhecer a comunidade, conversar com a equipe de saúde e saber as estratégias de vacinação e monitoramento das pessoas", explicou o professor.

A comunidade de Alverne, que possui pouco mais de 400 habitantes adultos, registrou cinco óbitos antes da imunização, número cerca de cinco vezes maior ao encontrado na sede do município ou mesmo no estado de Pernambuco.

O secretário de saúde de Alagoinha, Bruno Barros, relata que desde o início da imunização não são registrados casos. "Após a segunda dose, apenas jovens menores de 18 anos foram diagnosticados por RT-PCR como positivos para a Covid-19", comentou.

A proposta do monitoramento seguirá por mais seis meses para compreender o grau de proteção da vacina e verificar se pode existir alguma variante local ou importada que "drible" a eficácia do imunizante.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook