Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Opinião

Conexão RJ: Eu sou apenas o leitor

Por: SIDNEY NICÉAS
O professor Renato Sousa chega mais uma vez ao Tesão, compartilhando agora um texto reflexivo sobre a leitura.

Foto: rumandraisin/Unsplash

10/08/2023
    Compartilhe:

*por Renato Sousa

Eu nunca me cansarei de afirmar que a literatura muda a vida de qualquer cidadão. Mesmo que ele seja um bundão – como eu – bons livros farão coisas incríveis! O imaginário e consequentemente seu vocabulário, darão uma remexida tão radical no cérebro que vocês – meus amigos leitores - não seriam capazes de mensurar!  A coisa é simples, não é matemática, mas é quase tão certeira quanto a ciência dos números - após a leitura de um bom livro nenhuma criatura será a mesma. Se ela for adepta a um bate papo literário, vez em quando, numa roda de amigos, irá se surpreender com sua nova capacidade cerebral de guardar inúmeros detalhes daquela história que acreditava não ter mudado nada em sua vida.

Senti isso na pele quando fui capaz de lembrar das minucias dos livros de Agatha Christie, lidos a quase quarenta anos! E tem mais, quando leio um bom livro, passo a ter a certeza de que conversei reservadamente com aquele autor – consigo imaginar até sua voz! E após a leitura o considero meu amigo de infância, como se tivesse trocado figurinhas com ele! Passo a conhecê-lo bem e ele a mim, verso e reverso! Afinal ficamos horas e horas dialogando sobre aquela história. Nesta linha de raciocínio sou velho conhecido de Kafka, Machado de Assis, Castro Alves, Conan Doyle, Alexandre Dumas, Vitor Hugo, Chico Xavier, Melissa Tobias, Ziraldo e tantos outros autores. Penso neles, sempre!  E hoje, após passar dos 50 anos, me considero até um sujeito de muita sorte - meu ciclo de amizades vem aumentando consideravelmente a cada nova leitura. Só este ano, 2023, já li trinta e oito livros de autores que até então não tinha lido nenhuma obra. Novas amizades, novos insights. Melhor que passar horas no Instagram ou qualquer outra rede social.

Minha mente funciona como um grande multiprocessador - desses mais modernos. Tudo que leio nos livros, cada palavra, cada conceito se mistura com as músicas que ouço, com a saudade que sinto, com os filmes que assisto, com as conversas de amigos, com as luzes que brilham, com as lembranças do passado, com os abraços que recebo, gerando uma mistura poderosa - espécie de petróleo particular - que alimenta minha criatividade cotidiana. Fortalecido, enfrento os obstáculos desta vida alucinada! Sábio foi o autor que escreveu – nada como um dia após o outro; eu refaria esta frase para: nada como um livro após o outro! Ler é a única máquina do tempo que temos notícia. Quando você pensa assim – ler um livro após o outro – só tem um pormenor: quando você está lendo uma história magnífica como Os Sertões (de Euclides da Cunha) não dá vontade de parar de ler, nem dá vontade de terminar o livro. Você precisará arrumar um meio termo entre as duas ideias e isto já será útil na sua vida, afinal, ter equilíbrio nas ações nos dias de hoje, é um grande desafio para qualquer ser humano comum. Essa leitura equilibrada é um dos maiores prazeres do Homem. Ler com calma e com a alma. 

Não pense que a cabeça aguenta se você parar, já dizia Raul Seixas, aliás gritava nos nossos ouvidos, mesmo assim tem um bando de gente que se aposenta e me diz – não faço mais nada! Como assim? Faz mais nada, nem ler um bom livro? E a resposta é um redundante não. A grande maioria não lê e o pior – não é estimulada para isso. Monteiro Lobato – autor do livro-denúncia O Escândalo do Petróleo (não aquele meu, o nosso) - nos deu uma preciosa lição – este solo tem riquezas naturais, mas um país se faz com Homens e Livros! Façamos nossa parte! Eu leio e releio e releio e leio. Trabalho todo dia minhas limitações e só tenho uma convicção – parodiando nosso amigo Belchior que dizia – eu sou apenas o cantor; eu digo – eu sou apenas o leitor e já me sinto muito bem por isso! 

--

Prof. Renato Ferreira de Sousa é administrador, gestor de carreiras, mentor de talentos e universitário. 

https://www.instagram.com/profrenato.sousa/ 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook