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Correios: saiba o que fazer em caso de atraso das encomendas

Por: REDAÇÃO PORTAL
Em muitos casos, ainda existe a aflição de não saber se a compra chegará no dia indicado.

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

18/08/2020
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Nesse período de pandemia muitas pessoas aderiram o hábito de fazer compras pela internet. Porém, as reclamações de atrasos fazem parte do dia a dia dos consumidores há muito tempo. Em muitos casos, ainda existe a aflição de não saber se a compra chegará no dia indicado. Por isso, reunimos algumas orientações para você saber o que fazer em caso de transtornos. 

1 - As empresas que venderam o produto com entrega pelos Correios são obrigadas a encontrar uma outra forma para que os produtos sejam entregues no prazo contratado. 

2 - O consumidor que se sentir lesado pelo atraso da entrega pelos Correios pode pedir ressarcimento ou abatimento do valor pago. Além de ter o direito de recorrer à justiça para pedir indenização, caso exista dano material ou moral. 

3 - As empresas que enviam contas pela internet são obrigadas a oferecer uma outra forma de pagamento que seja viável ao consumidor. Essas alternativas devem ser explicadas ao consumidor de forma clara e objetiva. 

4 - Em período de greve dos Correios, o cliente deve entrar em contato com a empresa credora e solicitar outra opção de pagamento, antes da data de vencimento. Caso contrário, o consumidor pode ter o nome negativado. 

5 - Se a empresa credora não disponibilizar uma segunda opção de pagamento, o cliente pode registrar uma reclamação em um órgão de defesa do consumidor. É preciso levar todos os documentos que comprovem a solicitação.

 6 - É preciso lembrar que as empresas que não disponibilizarem uma segunda opção de pagamento ao cliente devem prorrogar o vencimento da conta.

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