Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Nacional

Covid-19: lideranças e partidos aumentam pressão por CPI no Congresso

Por: REDAÇÃO PORTAL
Entre os Senadores, já existem 33 assinaturas favoráveis à instalação, o que é número suficiente para que a Presidência da Casa dê início aos trabalhos.

Foto: Reprodução Internet

30/03/2021
    Compartilhe:

Parlamentares têm cobrado na Câmara e no Senado a instalação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) para investigar as ações do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) durante a pandemia de Covid-19. Um manifesto, lançado no VII ato do movimento Direitos Já - Fórum pela Democracia, realizado na última sexta-feira (26), reforça a pressão pela abertura dos processos no Congresso. O ato contou com a participação de 14 partidos, artistas, religiosos e profissionais da saúde.

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta também participou do evento e enfatizou a importância da investigação. Segundo Mandetta, no início da pandemia fez uma escolha: “Entre a vida e a morte, optei pela vida; entre a ciência e o charlatanismo, fiquei com a ciência”, afirmou.

Autor do pedido da CPI no Senado, o líder da Oposição, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse que tem se empenhado pela instalação da comissão.

“O Brasil é hoje o epicentro da Covid-19. A vacinação é lenta, o sistema de saúde está em colapso e vários estados estão perto de sofrer com a falta de oxigênio. O que falta para a CPI da Pandemia ser instalada no Congresso?”, cobrou nessa segunda-feira (29), em sua conta no Twitter.

Já existem 33 assinaturas favoráveis à instalação, o que é número suficiente para que a Presidência da Casa dê início aos trabalhos. Vale lembrar que três senadores já faleceram de Covid: Major Olímpio (PSL-SP), Arolde de Oliveira (PSD-RJ) e José Maranhão (MDB-PB).  

Já na Câmara, um dos autores do pedido, deputado Júnior Bozzella (PSL-SP), vice-presidente nacional do PSL, fez uma manifestação inflamada ao falar do número de mortos. “O presidente nunca quis montar um gabinete de crise. Ele se alimenta de ódio e do caos”, destacou.

Enquanto o Senado já possui as assinaturas necessárias, na Câmara, os partidos ainda se mobilizam para conseguir as 171 assinaturas necessárias. Vários partidos que apoiam a CPI participaram do ato, como PSB, PSol, PCdoB, PT, PDT, PSB, PV, PSDB, Rede Sustentabilidade, Podemos, Cidadania, MDB, PSD, DEM e PSL.

Para a deputada Lídice da Mata  (PSB-BA) já passou da hora de o Congresso investigar o combate à pandemia. “O Brasil já tem mais de 300 mil mortes. Os profissionais de saúde estão no limite de forças e condições”, pontuou.

O cantor Ivan Lins e os atores Paulo Betti e Herson Capri, além dos jornalistas Fernando Gabeira, Ricardo Galhardo, Hildegard Angel e Leo Sakamoto também assinam o manifesto pela instalação da CPI.

CPI nos Estados

Ao menos nove estados já instalaram CPIs locais para investigar e fiscalizar os gastos com o tratamento dos doentes na pandemia e agora entraram na mira das comissões casos de fura-fila da vacinação.

Santa Catarina, Minas Gerais, Roraima, Amazonas, Tocantins, Ceará, São Paulo, Rio Grande e Amapá são alguns lugares onde deputados estaduais ou vereadores conseguiram avançar nos espaços de apuração locais.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook