Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

CTTU ordena circulação de veículos na faixa reversível da Av. Beira Rio

Por: REDAÇÃO PORTAL
Faixa Reversível da Beira Rio foi uma solução de engenharia de trânsito para dar mais fluidez na via de acordo com a demanda em cada horário

Foto: Reprodução Google Street Maps

16/10/2020
    Compartilhe:

A partir deste sábado (17), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), ordenará o fluxo de veículos que acessa a Avenida Beira Rio, no bairro da Torre, Zona Oeste da cidade, para utilizar a faixa reversível. O equipamento foi uma solução de engenharia viária implantada no primeiro semestre de 2019 para otimizar a capacidade viária em relação ao fluxo de veículos, que varia em cada horário. Como a solução foi consolidada de forma positiva, uma sinalização definitiva será implantada: equipamentos semafóricos programados que indicarão o sentido da via no horário reversível, para orientar os condutores quanto às faixas que devem utilizar. As faixas reversíveis foram usadas pela primeira vez no Recife em 2018. A iniciativa é uma solução inovadora de engenharia de tráfego e permite o aproveitamento mais eficaz da malha viária.

Além dessa nova sinalização para faixa reversível, novas travessias de pedestres serão implantadas ao longo da via, inclusive um novo semáforo para assegurar a travessia de pedestres e ordenar o fluxo de veículos que vem da Rua Demóstenes de Olinda para acessar a Avenida Beira Rio. Além disso, a CTTU fará a manutenção da sinalização da faixa reversível no local.


FAIXA REVERSÍVEL - Na Avenida Beira Rio, existem três faixas de rolamento entre as ruas José Osório e Clóvis Beviláqua, que foram redistribuídas. Com o ajuste na sinalização, a faixa central, que tem o funcionamento padrão em direção à Ponte da Capunga, tornou-se uma faixa reversível. Dessa forma, apenas nos dias úteis e das 15h às 20h, a circulação da faixa central funciona em direção à Ponte da Torre.


Durante esta gestão, o Recife já teve duas outras experiências com faixas reversíveis, que são as pontes do Limoeiro e Princesa Isabel, com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito para o público do bairro do Recife durante os horários de pico. As implantações de faixas reversíveis nessas localidades fazem parte de um conjunto de ações da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) que, juntas, refletem positivamente na mobilidade de toda a cidade.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook