Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

CTTU requalifica 11 km de ciclovias do Recife

Por: REDAÇÃO PORTAL
As rotas cicláveis serão requalificadas com pinturas vermelhas, transformação de ciclofaixa em ciclovia, no caso de Brasília Teimosa, e recapeamento, no caso da Ciclovia da Avenida Norte

Foto: Andréa Rêgo Barros/ArquivoPCR

19/11/2020
    Compartilhe:

Três ciclovias iniciaram uma requalificação realizada pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

Nesta sexta-feira (20), o trabalho será concluído em Brasília Teimosa e, até o final de dezembro, as ciclovias das avenidas Norte e Boa Viagem serão entregues requalificadas. Com esta ação, a PCR dá mais proteção a quem pedala e reafirma seu compromisso com a continuidade dos equipamentos.

A Ciclofaixa Brasília Teimosa recebeu um recapeamento e foi transformada em ciclovia, isto é, a CTTU implantou equipamentos como balizadores e tachões para marcar a separação do espaço do ciclista e faixa de rolamento, criando um espaço de segurança entre carros e bicicletas. A ciclovia da Orla de Boa Viagem já está em processo de requalificação, com pinturas vermelhas, que tem sido utilizada desde 2019 no Recife para dar mais visibilidade aos ciclistas. A Ciclovia Norte também receberá recapeamento da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e será beneficiada com manutenção de toda sua sinalização. Com isso, cerca de 11 km de faixas cicloviárias terão recebido manutenção.

Taciana Ferreira, presidente da CTTU, explica a importância de zelar pelo equipamento já existente. "Para a cidade continuar avançando no caminho da cicloinclusão, é importante ampliarmos a rede de ciclofaixas, mas também olharmos para as que já funcionam e são utilizadas diariamente pelos recifenses. Começamos por esses três equipamentos, por serem importantes conexões, e queremos com isso aproveitar o máximo do seu potencial", avalia a gestora.

Em 2019 a malha cicloviária de Recife foi considerada, em estudo realizado pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP-Brasil), como a quarta rede mais acessível à população dentre as 20 maiores cidades do país. O estudo mostra que mais de 24% da população da cidade consegue acessar uma rede cicloviária a menos de 300 m de sua residência. 

Este ano, a capital foi reconhecida como a mais conectada do Norte-Nordeste pelo Ranking Conected Smart Cities - 2020. A mesma instituição aponta que Recife está entre as 10 melhores do país na área de mobilidade e acessibilidade no ano de 2020.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook