Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Eleições 2020

Cumaru, Sairé, Calumbi e Brejinho têm mais eleitores que habitantes

Por: REDAÇÃO PORTAL
O levantamento e feito a partir do comparativo de dados do TSE com os do IBGE.

Foto: Reprodução Internet

28/09/2020
    Compartilhe:

Brejinho e Calumbi, no Sertão, Cumaru e Sairé, no Agreste, são cidades pernambucanas terão mais eleitores votando nas eleições municipais deste ano, do que moradores.

Na cidade de Cumaru, está o caso mais esdruxulo. Com 10.192 moradores, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os candidatos disputam o voto de 15.335 mil eleitores, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Isso significa um aumento no próximo dia 15 de novembro, data da eleição municipal, de mais de 50% de pessoas circulando na cidade.

A prefeitura local atribui essa diferença a um erro no Censo de 2000. Recentemente a prefeita Mariana Medeiros (PP), relatou haver questionado o IBGE.  “Eu procurei os responsáveis pelo IBGE. Sou daqui, sempre morei aqui. A cidade só cresceu. A zona rural da cidade aumentou”, disse a prefeita.

Moradores ouvidos nas cidades, acreditam que o IBGE tem culpa. Mas apontam também a desilusão, principalmente entre os jovens, com a falta de oportunidades nas cidades, o que leva muitos a procurarem à Capital ou cidades maiores. Outro fator recorrente apontado é relacionado aos “votos importados”, que é como são conhecidos aqueles moradores de fora, que são arregimentados apenas para votar na cidade.

O fato é que Cumaru chama a atenção por ser a cidade que lidera, em números absolutos, os municípios com mais eleitores do que habitantes em todo o País. 

As outras três cidades de Pernambuco que estão entre os municípios com mais eleitores do que habitantes: Sairé, 10.683 eleitores e 9.764 moradores: Brejinho, com 7.722 eleitores e 7.488 habitantes; e Calumbi, 6.154 eleitores e 5.747 moradores. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook