Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Música

Dani Câmara lança single e clipe "Dengo Preto". Encontro de corpos que unem seus corações e narrativas pretas em diáspora.

Por: REDAÇÃO PORTAL
10/08/2023
    Compartilhe:

Cantora e compositora, Dani Câmara já queria falar sobre o encontro afetivo entre pessoas pretas quando, num insight, a palavra dengo veio para ela numa melodia improvisada. "Então comecei a pensar sobre o real significado da palavra, que amplia possibilidades para além do que chamamos de amor ou chamego nas relações e nos modelos ocidentais e coloniais" – explica ela. 

"De origem banto, da língua quicongo, de Angola, a palavra inserida no português reúne um conjunto de afetividades em poesia ancestral no encontro de corpos que unem seus corações e narrativas pretas em diáspora. A batida do coração, a mandinga, o juntar manhoso de corpos que se encontram, se atravessam e são atravessados produzindo formas de viver do lado de cá do Atlântico com auto estima, empoderamento e cura" – continua.

Com referências de Jorge Benjor e de músicas como "Emoriô", de Gilberto Gil e "Maracatu Nação do Amor", de Moacir Santos, Dani Câmara compos e depois gravou a canção no estúdio Mc2 Estúdio com produção musical de Dedê Silva.

O single é lançado simultaneamente ao videoclipe, com direção da própria artista. "Essa é uma canção para celebrar o encontro afetivo preto em quilombo íntimo. No single, no clipe e em todo material visual do projeto busco produzir diálogo, representatividade e ampliação das imagens de afeto entre pessoas pretas e LGBTQIAP+ em posição de protagonismo, contrapondo as imagens esteriótipadas e violentas que são produzidas sobre nossos corpos e subjetividades" – declarou Dani.

"Dengo Preto" foi vencedor  na categoria música inédita do edital Firjan SESI Cultura 2023. 

 
Ouça a música:https://tratore.ffm.to/dengopreto

Fotos do clipe: https://drive.google.com/drive/folders/1O1Vd3BsZQEugxDTCjMR4GcmaPywMiTsj




Sobre Dani Câmara

 
Cantora, compositora, atriz, diretora e realizadora cultural. Cria de Angra dos Reis/ RJ, Dani Câmara vive e produz entre Rio de Janeiro e São Paulo. Canta e compõe no universo da música afro-brasileira, da mpb, do pop e do jazz. Tem em sua trajetória apresentações no Brasil e em outros países como Argentina, Portugal e Espanha, além de projetos premiados no Festival Internacional, Red Bull Music, Prêmio Shell, VL em Cena, Festival Rosário/AR, entre outros. 

Integra o grupo "Artífice" de Audiovisual. É apresentadora do Programa Papo na Laje, transmitido na TVT de SP, no Canal Comunitário do Rio e no YouTube, é ser atriz no espetáculo Musical Novela Rosa: Coisa Nossa, além de desenvolver seu da projeto Musical Autoral.

Lançou em 2021, seu primeiro EP autoral FEBRE em todos os aplicativos de música. FEBRE se desdobra em projeto audiovisual experimental e independente.



Ficha Técnica música

Dengo Preto


Composição e Voz - Dani Câmara 
Produção Musical - Dedê Silva
Guitarra - Jean Stil 
Baixo - Adalberto Miranda  
Bateria - Dedê Silva 
Percussão - Léo Mucuri 
Flauta - Josue Lopez 
Mixagem e Masterização Roger Rocha

Ficha Técnica clipe
 

Direção - Dani Câmara
Assistência de Direção - Eloá Souto

 

Elenco: 


Dani Câmara e Bruno Paiva


Pérola Acioly e Jade Santos 

Zambi Abe e Sih Santos 

Cassie Capeta e Sativa'Mente 

Julio Barroso, Márcio Januário e Mickael Ramos  

Igor Veloso e Rona Neves

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook