Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Espaços culturais do Recife participam da 15ª Primavera dos Museus

Por: REDAÇÃO PORTAL
Museu da Cidade, Casa do Carnaval e MAMAM farão brotar na programação desta semana atividades virtuais e presenciais, com protocolos sanitários reforçados, para aderir à mobilização de mais de 680 museus em todo o país

Foto: Divulgação

22/09/2021
    Compartilhe:

A semana será de muitas atividades nos museus geridos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Oferecendo programações virtuais e presenciais, com protocolos sanitários reforçados, o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), o Museu da Cidade e a Casa do Carnaval participam da Primavera dos Museus, articulação nacional, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), até o próximo dia 26 de setembro.

Com o tema "Museus: perdas e recomeços, uma reflexão sobre a atuação dos museus nesse momento tão delicado", a Primavera chega à sua 15ª edição, com a adesão de 680 espaços culturais em todo o país, que realizarão mais de 1.700 atividades.

Museu da Cidade

Com o intuito de valorizar nosso patrimônio arquitetônico, o Museu da Cidade do Recife promove, nas próximas quinta, sexta e sábado (23, 24 e 25), a atividade gratuita de desenho e colagem "Platibandas e Fachadas: São José", que convidará o público a observar e reproduzir um elemento decorativo que já foi muito recorrente nas fachadas das casas do bairro histórico, nos séculos 19 e 20, para esconder os telhados e escoar a água da chuva.

A atividade, que integra a programação da 15ª Semana da Primavera dos Museus, é voltada para toda a família, crianças e adultos, e tem duração de 30 minutos. Não é necessária inscrição prévia. Para participar, basta visitar o Museu entre 13h e 16h, nos dias com programação.

Além da atividade gratuita, o Museu também abre, no próximo dia 23, a exposição temporária "Platibandas e Fachadas: São José", que ficará em cartaz na Sala das Cidades. O espaço contará com um grande varal com fotografias, lambe-lambes, textos e outros dispositivos visuais sobre as platibandas do bairro de São José. Objetos do acervo do Museu, que remetem às construções da cidade, como azulejos e pinhas, também estarão expostos no local.

Platibandas e Fachadas: São José

Atividade gratuita

Dias 23, 24 e 25 de setembro

Das 13h às 16h (duração de 30 minutos)

Não é necessário inscrição prévia

Exposição

De 23 de setembro a 23 de outubro

Na Sala das Cidades

Visitação

Nesta fase de reabertura, o Museu funciona para visitação de terça a sábado, das 10h às 16h

O Museu da Cidade fica no Forte das Cinco Pontas, Bairro de São José

Informações: (81) 3355-9540/ 3355-9558

 Casa do Carnaval

Como parte da Programação da 15ª Primavera dos Museus, será ministrada, de amanhã (22) a sexta (24), a oficina de Introdução à Prática de Conservação Preventiva em Acervos Museológicos. A programação será virtual, das 9h às 12h, com Bruno Araújo, doutor professor em Museologia e Patrimônio. A oficina tem o patrocínio do Funcultura e faz parte da contrapartida do Projeto de Higienização Mecânica e Acondicionamento do Inventário do Frevo e do Acervo Bibliográfico do Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural - Casa do Carnaval. O link para inscrições está na bio do perfil da Casa da Carnaval no Instragram: @­_casadocarnaval.

Outra novidade que brotará na Casa do Carnaval durante a Primavera dos Museus são os expedientes de visitação aos domingos. Acompanhando a retomada da movimentação no Pátio de São Pedro, a Casa do Carnaval passará, a partir deste fim de semana, a abrir aos domingos, das 13h às 17h, fomentando o retorno do público àquele entorno histórico, que sempre foi casa para tradições culturais ancestrais, especialmente as de matriz africana.

Está em cartaz no equipamento a exposição Ciranda de Todos Nós - Projeto Teia Viva, que celebra a tradição recém-declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Oficina de Introdução à Prática de Conservação Preventiva em Acervos Museológicos

De 22 a 24 de setembro

Inscrição: na bio do Instagram @­_casadocarnaval

Visitação

De terça a sexta, das 10h às 16h. A partir do próximo dia 26, abrirá também aos domingos, das 13h às 17h

A Casa do Carnaval fica no Pátio de São Pedro, casa 52

Informações: (81) 3355-3302/3355-3303

Mamam

O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) estreia, nesta quinta-feira (23), a exposição "CKD - CompletelyKnocked Down". Resultado de um projeto de cooperação artística, a mostra reúne representantes de diferentes gerações do Recife e de Bremen, na Alemanha, totalizando nove expositores: cinco artistas recifenses e quatro artistas alemães, em uma realização colaborativa. Entre os participantes estão Paulo Bruscky, Marcio Almeida, Maria do Carmo Nino, Christian Haake, Wolfgang Hainke, Silvio Hansen, Tobias Heine, e os idealizadores do projeto Francisco Valença Vaz e Rebekka Kronsteiner. A organização é da Relicário Produções Culturais.

A exposição é uma construção coletiva com obras dos artistas locais e fragmentos de obras dos artistas alemães, que vieram em um container da Alemanha. Daí o título da mostra, que se refere a um termo técnico para definir o conjunto de partes completamente desmontadas de um único produto. Seguindo o protocolo "CKD", as obras foram desmontadas e acondicionadas em caixas que correspondem a um décimo de um contêiner de vinte pés.

Nesta curadoria compartilhada, até os objetos que transportaram as obras passaram a fazer parte da exposição, transformando o processo de transporte entre Bremen e Recife numa metáfora para a estreita colaboração entre artistas de ambas as cidades. Além disso, "Completely Knocked Down" se refere diretamente ao impacto físico de um mundo globalizado em que, por meio de processos e interações cada vez mais virtuais, uma coexistência política e artística acaba por se tornar mais fragmentada. A exposição fica em cartaz no MAMAM até 11 de dezembro.

 

Também está em cartaz no museu a exposição "Fios e fissuras: costurando memórias", com obras do acervo do MAMAM, reunidas a partir da curadoria dos estagiários dos diversos setores do museu, sob orientação de Nathalia Vieira, Mariza Mariano e Gustavo Albuquerque. A mostra já está aberta à visitação.

 

Exposição "Fios e fissuras: costurando memórias"

Em cartaz

Exposição "CKD - COMPLETELY KNOCKED DOWN"

De 23 de setembro a 11 de dezembro de 2021

Visitação

De terça a sábado, das 12h às 17h

O MAMAM fica na Rua da Aurora, 265, Boa Vista

Informações: (81) 3355-6871

 

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook