Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Diversos

Está andando pela rua e não sabe quem é?: Campanha Nacional de Coleta de DNA de Pessoas Vivas sem Identificação.

Por: REDAÇÃO PORTAL
04/08/2023
    Compartilhe:

Campanha Nacional de Coleta de DNA de Pessoas Vivas sem Identificação, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, tem o objetivo de identificar pessoas que estão internadas em instituições de saúde ou do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e que não têm sua identidade conhecida.

Para isso, essas instituições deverão entrar em contato com os órgãos oficiais de perícia nos estados e no Distrito Federal, para que uma equipe se desloque até o local e realize a coleta de material genético da pessoa sem identificação.

Os ministérios da Saúde, da Cidadania e da Mulher, Família e Direitos Humanos são parceiros da Campanha e irão contribuir para divulgar e orientar as unidades que irão receber os peritos para a coleta. No entanto, os órgãos de perícia ficarão à disposição, de forma permanente, para a coleta do material biológico. A ação in loco será realizada até agosto de 2022.

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do MJSP, é responsável por coordenar a ação para que ocorra simultaneamente em todo o país.

A Campanha consiste na coleta de DNA das pessoas internadas sem identificação e da inclusão nos bancos de perfis genéticos para comparação com materiais de familiares de pessoas desaparecidas já incluídos na Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG). O material genético será utilizado exclusivamente para a identificação da pessoa desaparecida, recebendo tratamento separado de outros materiais.

Acesse a nossa Cartilha clicando aqui.

No link veja o local de pericia do seu estado.

https://www.gov.br/mj/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/pessoas-vivas-sem-identificacao/coleta-de-dna

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook