Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Fácil e não custa nada: veja benefícios da caminhada para a sua saúde

Por: REDAÇÃO PORTAL
Resultados vão do fortalecimento muscular à redução do risco de doenças do coração, explica médica do Hospital Cardiológico Costantini

Foto: A caminhada ajuda a queimar calorias e contribui para o controle do peso corporal. Imagem Divulgação.

01/09/2023
    Compartilhe:

Quer começar a se exercitar e não sabe como? Dar o primeiro passo é fácil: caminhe. É um exercício acessível a todos, não requer equipamentos especializados nem treinamento técnico, pode ser feito em qualquer lugar, por pessoas de qualquer faixa etária e não custa nada. Os benefícios para a saúde vão do fortalecimento muscular à redução do risco de doenças cardíacas.

“Ao contrário do que às vezes pensamos, de que para ter saúde precisamos fazer exercícios de muita intensidade, já podemos ter benefícios apenas saindo para caminhar”, afirma a cardiologista Bianca Maria Prezepiorski, diretora médica do Hospital Cardiológico Costantini, de Curitiba. O hospital é referência nacional em doenças do coração

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 150 minutos de atividade aeróbica por semana, uma caminhada de meia hora por dia, já são suficientes para que as pessoas vivam mais e melhor. Caminhar regularmente ajuda a fortalecer o coração, melhora a circulação sanguínea e reduz o risco de doenças cardíacas.

Quer mais benefícios da caminhada para deixar o sedentarismo para trás? Veja a seguir.

Caminhar fortalece os músculos respiratórios e ajuda a melhorar a capacidade dos pulmões.

A caminhada ajuda a queimar calorias e contribui para o controle do peso corporal.

A atividade de caminhar estimula os músculos das pernas, glúteos e parte inferior das costas, além de ajudar a fortalecer os ossos, prevenindo a perda de densidade óssea.

Caminhar ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, reduzindo assim o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

A prática de caminhadas libera endorfinas, hormônios que causam sensações de felicidade e reduzem o estresse.

Além de aliviar o estresse, caminhar regularmente também pode reduzir os sintomas de depressão e ansiedade, melhorando a saúde mental de maneira geral.

Promoção da saúde

Para incentivar a prática de atividades físicas e hábitos de vidas saudáveis, o Hospital Cardiológico Costantini promove a Caminhada do Coração, o maior evento público de promoção da saúde no Brasil, que chega à décima nona edição em 2023, marcada para 24 de setembro, domingo.

Todo ano, a Caminhada reúne milhares de pessoas no percurso de 4 quilômetros entre pontos turísticos de Curitiba, da Praça do Japão ao Parque Barigui. Para participar, não é necessário fazer inscrição, basta comparecer à Praça do Japão, no bairro Batel, a partir das 7h30. A largada será às 9h.

Também estão à venda as camisetas para a Caminhada, ao preço de R$ 25 cada uma (compre aqui: tinyurl.com/Caminhada2023). A renda obtida será 100% destinada à compra de alimentos que serão doados a instituições filantrópicas. Em 2022, uma tonelada de alimentos foi doada à Fundação de Ação Social de Curitiba.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook