Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Eleições 2020

Fecomércio-PE debate propostas dos prefeituráveis de Olinda

Por: REDAÇÃO PORTAL
No primeiro dia de debates, os candidatos abordaram propostas para gestão pública, turismo e desenvolvimento econômico do município. Quatro prefeituráveis ainda apresentarão suas propostas nesta quarta-feira (21)

Foto: Divulgação/Fecomércio-PE

21/10/2020
    Compartilhe:

A Fecomércio-PE deu início, nesta terça-feira (20), ao 1º Debate com Prefeituráveis de Olinda para as eleições de 2020. Os sabatinados nesta primeira rodada foram os candidatos Marcos Freire Júnior (Rede), Armando Sérgio (Avante) e Celso Muniz (MDB), que responderam a perguntas feitas pelo presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, e o presidente do Sindnorte, Milton Tavares de Melo. O mediador do debate foi o economista da Fecomércio-PE, Rafael Ramos.

Abrindo as discussões sobre o pleito eleitoral em Olinda, Marcos Freire Júnior (Rede) refletiu sobre a necessidade de uma cidade mais sustentável. “Nosso foco é em um desenvolvimento sustentável, com planejamento, execução e uma participação dos empresários e da sociedade civil. Pensaremos juntos a Olinda para o futuro”, revelou.  Ao ser indagado sobre o crescimento sustentável planejado para o município, Freire citou a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O candidato ainda sinalizou o interesse na expansão do turismo criativo e na criação de um polo digital para a cidade.

O segundo sabatinado no dia, Armando Sérgio (AVANTE), ressaltou seu plano de governo, com uma auditoria, logo no início do mandado, para analisar os gastos das antigas gestões. “A proposta é fazer a sangria da corrupção no município”, explica o candidato. Abordando o turismo em Olinda, o postulante apresentou a proposta em um calendário permanente de eventos, ampliando as festividades na cidade e investindo no calendário cristão da região. A parceria com o Sistema S é uma proposta de Armando Sérgio para alavancar a economia do município.

Encerrando o dia de debates, o candidato do MDB, Celso Muniz, apresentou os dois pilares no seu plano de governo: desenvolvimento econômico e gestão pública, com receita administrativa, controladoria e subprefeituras. “A gestão passada não conseguiu identificar qual atividade que o município tem a oferecer. O prefeito de Olinda precisa definir o que fazer para atrair turismo, emprego e renda. Se não for assim, não adianta”, comenta Muniz. A primeira ação do seu mandato será “arrumar a casa”, para enxugar os gastos e conseguir sobras na verba pública. O candidato mostrou o interesse em “levar parte” do Porto Digital para Olinda.

Os debates com os candidatos ao pleito eleitoral de Olinda seguem nesta quarta-feira (21), com a participação de Guto Santa Cruz (PDT), João Paulo (PCdoB), Jorge Federal (PSL) e seria com o Professor Lupércio (Solidariedade), que não irá pois contriu a Covid-19. A iniciativa tem caráter propositivo, ou seja, o objetivo é apresentar os planos de cada candidato para o segmento do comércio de bens, serviços e turismo, planejamento urbano, mobilidade e outros setores produtivos do município. O critério utilizado para escolha dos candidatos sabatinados é a representatividade do partido no Congresso Nacional. As discussões são transmitidas pelo canal da Fecomércio-PE no YouTube.

 

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook