Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Entretenimento

Fortuna lança ‘Roda de Todo Canto’ inspirada em textos do escritor Pedro Bandeira

Por: REDAÇÃO PORTAL
Com onze faixas inéditas, novo álbum infantil da cantora conta com grandes parcerias musicais e está disponível em todas as plataformas digitais
11/04/2022
    Compartilhe:

 A arte, em suas diversas manifestações, é o principal elemento que forma o epicentro da carreira da cantora Fortuna. Pesquisadora de músicas do mundo, a cantora e compositora brasileira de origem judaica, que há mais de 30 anos une música, cultura e religiões em seu trabalho musical, lançou seu novo álbum infantil ‘Roda de Todo Canto’, na última sexta-feira, dia 1º de abril, em todas as plataformas digitais. A novidade conta com onze faixas inéditas inspiradas na obra literária do escritor Pedro Bandeira, um dos mais conceituados autores de literatura infanto-juvenil no Brasil e amigo pessoal da artista. 

A ideia de musicar os textos surgiu em 2020, durante a pandemia de Covid-19. “Conheci Pedro Bandeira há muitos anos na casa da escritora Tatiana Belinky, com quem eu fiz um trabalho muito significativo chamado ‘Tic Tic Tati’, musicado por Hélio Ziskind. Alguns anos depois, Tatiana faleceu, e eu fiz o projeto ‘Tchiribim Tchiribom - Cantando pelo Mundo’, nova parceria com Hélio Ziskind. Na pandemia, época de guerra para toda a classe artística, para os músicos e criadores, bateu aquela saudade de trabalhar com música e literatura novamente. Então, conversei com Pedro e ele topou”, contou Fortuna.

Para o novo projeto, Fortuna contou com a parceria de outros grandes artistas. “Eu tive a ideia e falei com Paulo Tatit junto com Filipe Edmo. Eles fizeram a adaptação da letra e música de alguns poemas emblemáticos do Pedro”, revelou. “Eu tinha feito uma vivência com eles e foi muito interessante… Fiquei hipnotizada com a capacidade criativa dos dois e eis que um dia eles mandam ‘Para Além do Céu’, com uma letra linda que eu gravei com a Assucena, uma cantora da Bahia, que também é judia, amiga-irmã. E regravei esse mesmo tema numa versão para crianças do novo álbum”, continuou. Paulo Tatit (Palavra Cantada) e Filipe Edmo aparecem não só como músicos e compositores, mas também nos vocais em ‘Ó, Dá Licença’, ‘Para Além do Céu’ e ‘Mariposa’. O álbum ‘Roda de Todo Canto’ ainda traz as vozes dos grupos Tiquequê, Barbatuques, A Turma do Bob e Cat, Amará Ramalho Brown, os irmãos Isa e Martin Edelstein e Lucas Arisa.

Fortuna assina a concepção de todos os seus projetos adultos e infantis, e com esse novo álbum não foi diferente. Inquieta, a artista que também é compositora, atriz e bailarina traz na bagagem toda a experiência do teatro, da cenografia, dos figurinos, que sempre chamam a atenção em seus espetáculos. “Carrego isso em meu próprio DNA”, afirmou Fortuna ao falar sobre sua relação com a arte e o orgulho dos parceiros que formou ao longo da vida e que estão sempre presentes em seus projetos. 

Outra novidade é que o álbum ‘Roda de Todo Canto’ foi transformado em um projeto de animação e logo vai invadir a casa de todas as crianças. Com produção de Márcio Arantes, o conteúdo de ‘Roda de Todo Canto’ carrega a proposta de estimular a criança de forma criativa e consciente, com letras que ajudam até mesmo na alfabetização. “Em toda a minha carreira artística eu sempre entrelacei culturas e religiões. A minha vida é um diálogo entre as culturas judaicas, cristãos, árabes, ibéricos, nordestinos… Eu tenho uma carreira grande, onde realizei muitos projetos e, por mais que seja difícil, eu não posso me desfazer do rigor e da qualidade que tanto prezo quando entro em cena, quando faço uma gravação. Profissionalismo, criatividade e qualidade acima de tudo”, finalizou Fortuna.


SOBRE A ARTISTA  — Cantora e compositora brasileira de origem judaica, Fortuna tem uma trajetória musical inicialmente marcada pelas suas raízes do Oriente Médio, Judaicas, Árabes e dos judeus da Espanha e Portugal (Sefarad). Pesquisadora de músicas do mundo, Fortuna estabelece pontes entre sua música e diversas religiões e culturas do mundo. A cantora, compositora, atriz e bailarina gravou de forma independente seus oitos CDs: La Prima Vez (1993), Cantigas (1994), Mediterrâneo (1996), Mazal (1999), Cælestia (2001), Encontros (2003), Novo Mundo (2005), Ao Vivo (2009) e Novos Mares (2016). Paralelamente, Fortuna tem um trabalho para o público infantil. Com produção do Selo SESC, lançou o CD, o DVD e o espetáculo Na Casa da Ruth (2008), com poemas da escritora Ruth Rocha musicados por Hélio Ziskind. Em seguida, veio o CD Tic Tic Tati (2012), com poemas e histórias da escritora Tatiana Belinky, também musicados por Hélio Ziskind. Seguindo a parceria de sucesso com Hélio Ziskind, Fortuna lança pelo Selo Sesc, o seu terceiro CD infantil: Tchiribim Tchiribom - Cantando pelo Mundo (2017), passeando pelas tradições musicais de povos e regiões ao redor do mundo, como China, Israel, África, Itália, México e Nova Zelândia. Fortuna lançou em 2021 os álbuns Sacred Memories e Vida, com a reunião de músicas contemporâneas com temas de memória ancestral, numa mescla das vertentes que marcaram seus mais de 30 anos de carreira. Já o projeto Acalantos, em 2021, é um EP com cinco músicas de Caetano Veloso no formato de canções de ninar. Ainda no segmento infantil, em 2021, foi convidada a participar da série Bia e Nino – Canções de Ninar, interpretando canções tradicionais da cultura brasileira pelo selo MCD. Criou para o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, uma trilha que acompanha a Exposição Temporária Sonhei em Português (2021), composta por sons e línguas dos diferentes povos que habitam São Paulo.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook