Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Gestores de trânsito do Recife vão a São Paulo para troca de experiências

Por: REDAÇÃO PORTAL
Profissionais de fiscalização e operação de trânsito participaram de visita técnica de capacitação sobre boas práticas na gestão de mobilidade para fomento à segurança viária

Foto: Cortesia

09/11/2021
    Compartilhe:

Com o objetivo de melhorar a segurança viária do Recife e investir na capacitação dos gestores de operação e fiscalização de trânsito, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), enviou os principais gestores da gerência geral de operações de fiscalização da cidade a São Paulo. A visita técnica servirá para observar os resultados direcionados por ações focadas em dados e evidências que a capital paulista vem colhendo nos últimos anos e aplicar esses benefícios no contexto do Recife. A troca de conhecimentos iniciou na segunda-feira (8) e seguirá até a sexta-feira (12). Ao todo, viajaram três gestores de trânsito que atuam nas áreas de fiscalização e de operação das equipes nas ruas da capital pernambucana.

A visita será a primeira experiência que os gestores vão vivenciar em São Paulo, cidade referência em segurança viária e no método de fiscalização de trânsito. A visita, que acontece a convite da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global e será  liderada pela International Association of Chiefs of Police (IACP) - maior e mais influente associação profissional para chefes de polícia, com mais de 31 mil membros em mais de 165 países ao redor do mundo -, vai ter um caráter de troca de experiências, na qual o grupo de gestores recifenses vai poder acompanhar as ações de operação, planejamento e fiscalização coordenadas pelos órgãos do Estado e da Prefeitura de São Paulo, e assistir a PM, PRE e Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET) em ação.

"Iniciativas como essas demonstram que o Recife está experimentando de forma participativa as operações de fiscalização que são referência no país e que está alinhado a uma rede global que tem acesso às melhores práticas internacionais de segurança viária, além de investir na formação continuada dos seus gestores e no aprimoramento do tema na agenda da cidade", destaca a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

Entre as atividades que os gestores de trânsito da CTTU estão realizando na capital paulista estão as presenças na Operação "Cavalo de Aço", para observar a fiscalização aos motociclistas, com foco no fator de risco uso do capacete e na Operação Direção Segura, que fiscaliza o fator de risco beber e dirigir, além da visita à Base Operacional da Polícia Rodoviária Estadual para acompanhar uma operação de monitoramento de velocidade, onde poderão conhecer de perto tecnologias voltadas para a segurança viária com a finalidade de trazer esses benefícios para o contexto do Recife. Esse intercâmbio de conhecimentos com outras cidades que produzem resultados positivos reais e já evidenciados, a exemplo de São Paulo, podem inspirar a capital pernambucana a encontrar o melhor formato para as fiscalizações e abordagens que visam desenvolver.

O Recife tem inovado nos formatos de operações de fiscalização de trânsito, como demonstrou o Programa Piloto Seguro, lançado em maio de 2021, que une os eixos de educação para o trânsito, engenharia de trânsito e fiscalização para trazer uma abordagem integrada entre os vários pilares e, dessa forma, promover mais segurança viária e orientação assertiva aos motociclistas. Além disso, a CTTU tem investido, também, na formação continuada para os agentes de trânsito, de maneira a trazer as melhores práticas de fiscalização para o município do Recife, mantendo os profissionais atualizados sobre os debates que estão sendo feitos em todo o mundo.

"Essa tem sido uma experiência nova e muito rica. Observar a equipe de uma cidade da proporção de São Paulo é importante para gestão de trânsito e também para troca de experiência. Estamos vendo detalhes da operação de trânsito e tecnologias que são usadas na capital paulista, assim também como trouxemos nossas experiências e pudemos ver que estamos alinhados e padronizados com boas práticas também", destaca inspetor Nilton Prazeres, gerente geral de operação e fiscalização de trânsito da CTTU.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook