Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Gestores municipais de Turismo do Brasil debatem no Recife iniciativas criativas para retomada do setor

Por: REDAÇÃO PORTAL
Representantes de aproximadamente 50 cidades estão reunidos no 2º Fórum da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), que começou hoje e segue até quarta-feira (22), no Teatro do Parque

Foto: Daniel Tavares/Prefeitura do Recife

20/09/2021
    Compartilhe:

Sinal de retomada e esperança. Essas foram as percepções durante a abertura do 2º Fórum da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), realizada nesta segunda-feira (20), no Teatro do Parque, na Boa Vista, onde será discutido até o dia 22, o tema "Turismo Criativo e outras iniciativas para a retomada do Turismo no Brasil". A secretária de Turismo e Lazer do Recife e vice-presidente da Anseditur, Cacau de Paula, recepcionou gestores de aproximadamente 50 cidades com uma apresentação certeira do Balé Cultural de Pernambuco, mostrando os diversos ritmos do Carnaval da cidade, frevo de bloco, frevo canção, maracatu e até frevo em ritmo de tango. 

"Hoje nós somos a capital do turismo do Brasil", destacou Cacau de Paula, se referindo ao fato dos gestores de Turismo estarem reunidos no Recife para discutir a retomada da atividade. "O setor foi o primeiro a ser paralisado e foi o último a retomar as atividades e esse encontro aqui vai ser rico em troca de informações e experiências. Montamos uma programação ampla, com temas relevantes para a retomada gradual do setor e com insights que certamente farão a diferença para renovar as nossas esperanças de que tempos melhores estão por vir", ressaltou a secretária do Recife.

A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, também prestigiou o Fórum e destacou a importância de desenvolver um turismo sustentável. "Desejo que o Turismo seja restaurado gradativamente. Precisamos ter um Turismo colaborativo e criativo, mas que pense conscientemente no planeta", disse. Ela ressaltou o compromisso que o prefeito do Recife, João Campos, firmou com o governo do Reino Unido para zerar carbono até 2050. O presidente da Anseditur e secretário de Turismo de Canela (RS), Ângelo Sanches, disse que o Turismo é cuidar das pessoas e que a entidade quer fomentar a maior indústria desse País, o Turismo. "Vamos levar para nossos destinos essas experiências. Somos nós que entendemos de Turismo, somos nós que vivemos a atividade e ajudamos pessoas a realizar sonhos", apontou.

Entre os palestrantes do evento estavam a secretária Nacional de Atração de Investimentos do Ministério do Turismo, Débora Gonçalves, que apresentou o tema "A importância dos destinos se tornarem criativos, inovadores e sustentáveis". Ela também apresentou o Portal de Investimento, do Ministério do Turismo (https://investimento.turismo.gov.br/), que faz a ponte entre investidores, empreendedores e projetos públicos e privados de turismo. A importância da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) para os brasileiros na retomada do turismo por meio do turismo criativo, foi o assunto tratado pelo coordenador Internacional do Turismo Cultural da Embratur, Mário Neto. Já o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, falou sobre o projeto Bora Pernambucar; a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula, junto com o gerente de Inovação do Recife, Bráulio Moura, apresentou Recife Destino Criativo + "Eita, lá vem história boa".

Programação

Nesta terça-feira (21), pela manhã, o evento contará com apresentações do diretor da Anseditur, Marcelo Eulálio; do presidente da GJP Holding e fundador da CVC, Guilherme Paulus; e do diretor de Relações Institucionais e Alianças da Azul Linhas Aéreas, Marcelo Bento. À tarde, o grupo será convidado para conhecer a Igreja Nossa Senhora dos Militares, além de poderem participar de um walk tour guiado pelo Pátio de São Pedro e Recife Antigo.

No último dia do evento, na quarta-feira (22), os participantes vão assistir palestras de Tullio Ponzi, falando sobre redesign de políticas públicas e cidades inovadoras; Claiton Armelin, Head de Viagens no Grupo Águia Branca; e de Heloisa Prass, diretora de Marketing do Panrotas.

A Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur) foi criada em janeiro de 2007 para fomentar a criação de políticas públicas e a cadeia turística do setor. Atualmente, são mais de 150 associados e mais de 60 municípios em fase de regularização.

A Anseditur é um colegiado de representação do turismo que integra e fortalece as políticas públicas e ações voltadas para o setor. Em maio deste ano, em Brasília, aconteceu o primeiro Fórum Anseditur, que contou com a presença de todos os estados da federação. No Recife, o evento contará com o cenário emblemático do Teatro do Parque e por vivências inesquecíveis em alguns dos atrativos turísticos da cidade.

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook