Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Opinião

Giro Literário: exposição, homenagem e dicas de livros…

Por: SIDNEY NICÉAS
O Giro Literário está de volta e passeia por algumas cidades do Brasil, com eventos e lançamentos de livros.

Foto: Marcela Rogante/Unsplash

30/03/2022
    Compartilhe:

GIRO LITERÁRIO

*por Sidney Nicéas

 

EXPOSIÇÃO POSTES PÓSTUMOS FEZ SUCESSO EM SÃO PAULO

O escritor mineiro radicado em São Paulo, Evandro Affonso Ferreira, promoveu uma exposição interessantíssima em São Paulo: “Postes Póstumos” nasceu de suas andanças pela capital paulista e da atenção que prestou aos postes pelo caminho - ou, como o próprio autor explica, “as muitas múltiplas barafundas visuais dos postes da cidade: propagandas, frases, pedaços de folhetos, uma verdadeira miscelânia visual. Postes carcomidos pelo tempo e o vento e as águas da chuva. Olhar de escritor súbito se transformou em olhar fotográfico: me aproximei, um palmo de distância, se tanto, cliquei: nasceu a primeira foto de muitas, centenas de outras. Hoje, esses postes, os rasurados, não existem mais: Prefeitura pintou todos eles de branco. Não é por obra do acaso que esta exposição se chama Postes Póstumos”. A exposição ficou em cartaz no Clube Athletico Paulistano entre os dias 16 e 20 de março último.

 

ADRIANA BEZERRA LANÇA DIÁLOGO DO CADERNO VERDE

A escritora recifense Adriana Bezerra lançará o livro “Diálogo do Caderno Verde” no próximo dia 09 de abril, às 11h, no espaço Armazém do Campo, no Recife. O livro, publicado pela Editora Novo Estilo, é fruto da experiência ao longo de mais de 20 anos de escrita da autora que, através de sua prosa poética, conversa em crônicas com o público sob a perspectiva no contexto da literatura de Clarice Lispector. Adriana Bezerra é psicóloga e funcionária pública, desenvolve a escrita desde criança para representar histórias existenciais, no papel, assumindo o enfrentamento e a utilização da arte em seu estilo. O projeto tem incentivo do FUNCULTURA e o evento de lançamento e autógrafos é gratuito, aberto ao público em geral interessado na cultura brasileira. Se estiver no Recife, não perca.

 

E-BOOK A PELEJA DOS BONECOS CONTRA O REI DA MENTIRINHA

O dramaturgo e escritor Antônio Carlos do Espirito Santos, Carlão, lança novo e-book. A obra infanto-juvenil traz no enredo dois bonecos artesanais, que descobrem que um cientista chega a Caruaru em seu laboratório móvel, na véspera dos festejos juninos, para testar secretamente um robô andróide que reproduz em todos os detalhes a figura de Luiz Gonzaga. Para isso, sequestra o Rei do Baião para substituí-lo pelo autômato durante o grande show que será realizado em praça pública. Lutando para desmanchar essa trama, Santinha, uma calunga de maracatu, e Barroso, escultura de barro feita pelo Mestre Vitalino, vão precisar da ajuda de outros bonecos do universo folclórico. E terão de enfrentar os perigos de um ataque de carcarás, o galope noturno pelos altos e baixos das serras agrestinas e o inusitado vôo num balãozinho em chamas. Criatividade e cultura pra galerinha curtir!

COMPRE JÁ O SEU:

https://www.amazon.com.br/dp/B09W1WPCKN/ref=cm_sw_r_cp_apa_G19C6SANN0XZCJWQPKZD 

 

WALTHER MOREIRA SANTOS FOI O HOMENAGEADO DA FLIAMAR

A Feira Literária de Amaraji (PE), promovida pela CEPE Editora, homenageou o poeta Walther Moreira Santos como autor homenageado da edição deste ano, que aconteceu entre os dias 24 e 26 de março, no Pavilhão Amaraji. Walther Moreira Santos é pernambucano de Vitória de Santo Antão, escritor e ilustrador ganhador de diversos prêmios, entre eles os da Casa de Cultura Mário Quintana, Xerox do Brasil, Itaú Cultural, Fundação Cultural da Bahia, Prêmio Cidade do Recife, Prêmio José Mindlin de Literatura e Prêmio Pernambuco de Literatura, todos vencidos com obras inscritas sob pseudônimo. Recebeu ainda os prêmios Litteris Editora (São Paulo), no Concurso Contos e Crônicas, em 1992; primeiro lugar no V Prêmio Paulo Leminski (Paraná), em 1994, e no Prêmio Nacional de Romance da Fundação Cultural da Bahia, em 2000, entre outros. Em 2000 começou a escrever para crianças o seu livro Para que serve um amigo? foi premiado pela União Brasileira de Escritores e adotado pelo Governo do Estado de São Paulo para distribuição em escolas. A partir daí, já escreveu e ilustrou mais de uma dúzia de livros para crianças. Reside no Recife. Homenagem justíssima!

 

COLLI BOOKS NA FLIPOÇOS

A Colli Books anunciou que estará presente com boa parte do seu acervo na próxima edição da prestigiada FLIPOÇOS Virtual, evento 100% on-line que acontece entre os dias 27 de abril e 1º de maio deste ano. A Colli Books, fundada em 2018, é uma editora independente. A sua sede fica em Bruxelas, na Bélgica, e o Brasil tem uma filial em Águas Claras, Distrito Federal, além de um escritório no Rio de Janeiro. O foco principal é a literatura infanto-juvenil, com forte trabalho pedagógico direcionado às escolas. A editora também oferece livros para o público adulto, incluindo ficção, romances e poemas.

SAIBA MAIS SOBRE A FLIPOÇOS VIRTUAL: https://linktr.ee/flipocos 

SAIBA MAIS SOBRE A COLLI BOOKS: https://www.collibooks.com/ 

 

A OBSERVADORA DE SOMBRAS TEVE RELANÇAMENTO NO RECIFE

Como a pandemia atrapalhou o lançamento do livro “A Observadora de Sombras", livro infantil de Maria Anna Martins e Leticia Santiago, as autoras decidiram promover um evento de relançamento com contação de histórias. A empreitada aconteceu no último dia 25 na Livraria da Praça, no bairro de Casa Forte, no Recife. Rolaram muitas brincadeiras interativas e com produção de desenhos, além da contação de histórias. "A Observadora de Sombras", publicado pela Editora Flyve, conta a história de Camila, uma menina curiosa que, com o seu caderno amarelo, busca entender as sombras e o medo do escuro. Um convite para trabalhar a observação com as crianças e se divertir.

COMPRE O SEU EXEMPLAR: https://www.editoraflyve.com/product-page/a-observadora-de-sombras 

Instagram: @m.annamartins e @leticia.ilustra

 

A VIÚVA VIRGEM E OUTROS CONTOS 

O escritor Luiz Cunha está com seu novo livro “A Viúva Virgem e Outros Contos” (Editora Viseu) em pré-venda. Composto por nove contos, alguns de pura ficção e outros baseados em histórias reais, as narrativas passeiam por histórias que brincam com o Fantástico, o belo, o amor. Segundo Maria do Carmo Cunha da Costa Alvarenga, que assina o prefácio, Luiz é “dono de uma bagagem cultural riquíssima e põe, nos seus contos ficcionais e nos de fatos reais, experiências de vida de uma forma bem peculiar, sem amarras, com muita sensibilidade, uma suave ironia e muita leveza e amor ao tratar de assuntos polêmicos, com uma criatividade que vai além da nossa expectativa”. Luiz Cunha é natural de Vertentes (PE) e após uma vida profissional intensa, decidiu se dedicar à escrita, com várias obras produzidas, dentre elas uma trilogia infanto-juvenil já publicada, além de romances, contos e uma autobiografia a serem publicados. Vale conferir.

GARANTA JÁ O SEU: https://www.editoraviseu.com.br/a-viu-va-virgem-e-outros-contos-prod.html

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook