Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Gleide Ângelo reivindica novo concurso para as polícias

Por: REDAÇÃO PORTAL
Documento foi apresentado durante a abertura dos trabalhos da Alepe em 2022
01/02/2022
    Compartilhe:

Os trabalhos legislativos na Assembleia foram retomados nesta terça-feira (01) e a Delegada Gleide Ângelo se mantém fiel ao seu compromisso pela segurança pública do Estado. Assim, a deputada já apresentou uma indicação na Casa Legislativa para o governador Paulo Câmara e para o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, solicitando urgência na abertura de novos concursos públicos para o complemento do quadro da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Civil e Polícia Científica do Estado de Pernambuco. No documento, a parlamentar requisita que as provas aconteçam ainda no primeiro semestre deste ano. 

“Acompanhamos, ao longo dos anos, a significativa redução do quadro de profissionais ativos que fazem parte da segurança pública de Pernambuco. E as baixas são comuns, seja pela necessidade da aposentadoria, pela solicitação da reserva, seja mesmo pelo falecimento de profissionais. Felizmente, conseguimos a convocação de mais de 2 mil aprovados que já se formaram ou já estão realizando o curso de formação, mas sabemos que ainda há uma significativa demanda”, pontua a Delegada fazendo menção à oficialização de todos os aprovados dos concursos para médicos legistas, peritos papiloscopistas, auxiliares de perito, delegados da Polícia Civil, oficiais e soldados do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Pernambuco ingressa em 2022 com o quadro de reserva de concursados para a segurança pública zerado. 

No entanto, o investimento no capital humano precisa ser continuado. Apesar de o incremento dos 1.281 novos policiais que vão ingressar no quadro da PMPE, a corporação ainda seguirá com um alto déficit, uma vez que outros profissionais devem deixar a ativa por causa da aposentadoria, por exemplo. E o mesmo panorama é compartilhado nos efetivos das Polícias Civil e Científica e no Corpo de Bombeiros Militar. De acordo com o Pacto pela Vida, programa que norteia a segurança pública do Estado, Pernambuco deveria contar com, no mínimo, 26.865 policiais militares e 10.500 policiais civis. Entretanto, o quadro atual contém pouco mais de 17.000 PMs e 6.300 policiais civis, entre agentes, escrivães, delegados, médicos legistas, auxiliares de perito, peritos papiloscopistas e peritos criminais, segundo as associações das categorias.

DELEGACIAS — Além dos expressivos esforços no incremento do capital humano nas forças policiais pernambucanas, a Delegada Gleide Ângelo também tem atuado fortemente na melhoria da infraestrutura do equipamento. Assim, no último ano, a parlamentar conseguiu a criação de três novas Delegacias de Proteção às Mulheres, em Olinda, Palmares e Arcoverde, além da implantação de uma unidade em Salgueiro, cuja criação havia ocorrido desde 2008 - mas ainda não havia saído do papel. A deputada também destinou mais de um milhão em emendas parlamentares para as reformas das Delegacias da Mulher em Recife e em Vitória de Santo Antão.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook