Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Economia

Golpe do falso empréstimo faz novas vítimas e preocupa Procon Recife

Por: REDAÇÃO PORTAL
O órgão de defesa do consumidor faz alerta aos consumidores do Recife

Foto: Reprodução internet

18/08/2020
    Compartilhe:

O Procon Recife tem recebido denúncias de vários usuários vítimas do golpe do falso empréstimo. O golpe começa quando o consumidor tenta contrair um empréstimo pela internet em páginas das redes de lojas.
 
Estelionatários oferecem taxas e prazos atraentes e usam nomes de instituições financeiras conhecidas para aplicar o golpe.
 
Os denunciantes dizem que pagaram antecipadamente uma taxa, que segundo os golpistas seria destinada à emissão de certidões e agilização da liberação do dinheiro. Depois disso, assinam um suposto contrato e novos valores são pedidos, dizendo ser referente ao Imposto de Operações Financeiras (IOF). Sem receberem o “empréstimo”, o ”contato” é rompido e o consumidor lesado fica com a perda financeira.

Presidente do Procon Recife, Ana Paula Jardim chama atenção da população. "Essa conduta de pagamentos antecipados em contratação de empréstimos é proibida pelo Banco Central. Então, o consumidor deve sempre suspeitar de golpe nesses casos, porque uma empresa séria não faria esse tipo de cobrança.", explica a presidente.

O Procon Recife pode ajudar o consumidor lesado a tentar reaver o dinheiro.
 
Primeiro ele deve prestar queixa à polícia civil através do site  https://servicos.sds.pe.gov.br/delegacia/, que após avaliação fornecerá um Boletim de Ocorrência (BO) eletrônico.

A vítima deverá depois, através do link  www.is.gd/procononline, preencher um formulário, onde irá anexar os dados da empresa e documento emitido pela polícia (B.O.). O Procon disponibiliza ainda o e-mail [email protected] e as redes sociais do órgão, para receber as reclamações.

"O grande problema é que a maioria das pessoas não se atenta às informações de endereço físico e CNPJ da empresa, e sem um endereço físico o Procon não tem como notificar e processar.", explica Ana Paula.

Vale lembrar que o Procon Recife está fechado para atendimento presencial. 


Fique atento às dicas do Procon Recife para não cair em golpes

- Duvidar sempre das opções de créditos rápidos e pagamentos de taxas em contas de pessoas físicas.

- Desconfie de ofertas muito vantajosas e nunca realize nenhum pagamento antecipado.

- Faça pesquisa sobre a empresa que está oferecendo o empréstimo, verificando se o endereço físico e CNPJ são verdadeiros e nunca forneça dados pessoais a desconhecidos.

O Procon Recife alerta ainda que, nos casos de golpes, o consumidor deve procurar de imediato a Polícia Civil e informar que foi vítima de estelionatários. É importante fornecer à polícia o número de conta bancária e outros detalhes do falso empréstimo.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook