Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Hospital da Mulher do Recife reabre enfermaria de gestação de alto risco

Por: REDAÇÃO PORTAL
O espaço funcionou por quase seis meses como UTI Covid. Últimos leitos para pacientes infectados pelo novo coronavírus foram desativados no fim de setembro

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

13/10/2020
    Compartilhe:

Nesta terça-feira (13), o Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, reabre a enfermaria de gestação de alto risco e de cirurgias ginecológicas. A área, que fica no 2º andar da unidade, havia sido desativada para dar lugar a uma UTI voltada aos pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de covid-19. No início de julho, o hospital de campanha erguido pela Prefeitura do Recife na área externa do HMR foi desmobilizado, mas ainda havia leitos de covid-19 funcionando na área interna, até o fim de setembro, quando todos os leitos restantes foram desativados devido à queda dos principais indicadores da pandemia no Recife, há cinco meses.

Os profissionais de saúde que passaram os últimos meses na linha de frente da pandemia voltaram a atuar nas áreas de ginecologia e obstetrícia.  "Cumprimos com competência e dedicação nossa missão no atendimento da covid 19 e, agora, com a mesma determinação, retomamos os serviços nessa enfermaria especializada", garantiu a diretora-geral do HMR, Isabela Coutinho.

A enfermaria de gestação de alto risco e de cirurgias ginecológicas do HMR tem 42 leitos, sendo 21 voltados às mulheres que precisam de tratamento clínico no curso da gravidez e 21 leitos para quem fez cirurgia ginecológica. O setor recebe pacientes encaminhadas pelos Sistemas de Regulação Estadual e Municipal.

Ao todo, o HMR chegou a ter mais de 200 leitos de enfermaria e UTIs voltados exclusivamente a pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de infecção pelo novo coronavírus. O HMR teve paciente nessa ala até o dia 29 de setembro e, nos dias seguintes, teve início o trabalho de desinfecção do local. Em seguida, começou a reorganização e reestruturação do espaço.

No dia 08 de outubro, o Hospital da Mulher do Recife retomou as consultas ambulatoriais. O espaço do ambulatório abrigou uma das enfermarias de covid-19 instaladas provisoriamente na unidade. Para respeitar os novos protocolos e garantir a segurança dos pacientes e colaboradores, o ambulatório está funcionando com 50% de sua capacidade de atendimento. Já estão sendo remarcadas pela central de regulação as consultas com ginecologista, obstetra, cardiologista, infectologista, nutricionista, endocrinologista, mastologista, dermatologista, reumatologista e psicólogo. O ambulatório do HMR funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Em agosto, voltaram a funcionar a UTI da Mulher e a Casa das Mães. Durante o período mais crítico da pandemia, a Casa das Mães funcionou como área de apoio aos profissionais de saúde da linha de frente e, em agosto, o espaço voltou ao seu funcionamento normal, servindo de residência provisória para mães que tiveram alta após o parto, mas cujos bebês continuam internados. A casa também abriga gestantes de alto risco em situação de vulnerabilidade social e bebês de alta, cujas mães ainda precisam de cuidados médicos.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook