Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Entretenimento

Instituto Ricardo Brennand debate colecionismo com palestrantes brasileiros e internacionais

Por: REDAÇÃO PORTAL
As inscrições podem ser feitas no site
21/09/2021
    Compartilhe:

 

O Instituto Ricardo Brennand movimentará a semana, dessa terça (21) até sábado (25), com a Conferência Anual do Comitê Internacional de Colecionismo -2021 (COMCOL), realizada pelo Conselho Internacional de Museus-ICOM/Brasil, oferecendo uma rica agenda de debates com conferencistas brasileiros e de fora do nosso país. As inscrições podem ser feitas no site 

De grande prestígio, este ano o encontro acontecerá aqui no Brasil, no centro de arte,  na Várzea, que já foi apontado por mais de uma vez como o melhor museu da América do Sul, pelo site de viagens TripAdvison, com expressivo acervo em exposição permanente levando mais conhecimento aos visitantes que já ultrapassam mais de 3 milhões de pessoas.

Para abrir o encontro, das 9h às 12h, na terça-feira, com presença online, o convidado será Ailton Krenak, ambientalista, poeta e escritor e professor Honoris Causa, pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Hoje, uma das maiores lideranças  indígenas do país, com reconhecimento internacional. Tem muito a dividir com os participantes. O evento será  prestigiado pela presidente Danielle Kuijten, da COMCOL, que da Holanda saudará os participantes, e ainda por Renata Motta, presidente do ICOM/BR que veio ao Recife para acompanhar o encontro. Dona Graça Brennand, presidente do InstitutoRB, a diretora Nara Galvão, Hugo Meneses da UFPE e equipe da casa darão as boas-vindas.

Na quarta, 22, o conferencista do dia é Dom Thompson, do Canadá, que tratará do tema "Coleções Privadas no Futuro". Ele escreve sobre mercado de arte para The Times e Harpers Bazaar Art, seu best seller. O respeitado  professor Antonio Motta, fundador do Curso de Bacharelado em Museologia na Universidade Federal de Pernambuco, falará sobre "Emoções em Coletar Coleções", dia 23. 

Jette Sandahl, curadora dinamarquesa, diretora de museu e executiva de negócios, diretora fundadora do Museu da Mulher da Dinamarca, atuou no Museu da Cultura Mundial em Gotemburgo, na Suécia e recentemente dirigiu o Museu de Copenhague palestrará sobre "Polifonia e o Futuro das Coleções", dia 24.

Já o brasileiro Bruno Brulon, bacharel em Museologia e em História, mestre em Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – UNIRIO/Mast e presidente do Comitê Internacional de Museologia – ICOFOM, do ICOM estará presencial, no sábado (25), para debater  "Descolonização como uma Prática". Haverá palestras, apresentação de trabalhos e outros debates importantes para quem vive neste universo.

Coleções raras e curiosas

O encontro é, portanto, dos mais apropriado para o espaço fundado por um obstinado  colecionador, o saudoso Ricardo Brennand que deu início à sua primeira coleção, ainda menino,  quando ganhou um singelo canivete  do pai e que hoje se constitui em uma grandiosa coleção, tendo derivado inclusive para uma diferenciado conjunto de Armas Brancas, tida como uma das mais completas do mundo por parte de um colecionador particular, incluindo peças  medievais  que revelam a sutileza das artes nas guerras.

Mas é na Coleção Brasil Holandês ( 1612-1680 ) que ocupa o ano inteiro sua pinacoteca, a sólida base do InstitutoRB, a qual  abriu as portas do espaço para o intercambio com as escolas da rede pública de ensino municipal. Ali naquele salão preenchido por  documentos e  objetos garimpados na história do nosso estado, entende-se melhor sobre o Brasil de ontem, de hoje, sobre Pernambuco, sobre nossas origens desde o governo de Maurício de Nassau.

 SERVIÇO:

Conferência Anual do Comitê Internacional de Colecionismo - 2021 (COMCOL)
Onde? Instituto Ricardo Brennand e online
Quando? De terça (21) a sábado (25)
Inscrição: https://comcol.mini.icom.museum/conferences/2021-brazil/
Mais informações: (81) 2121.0338

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook