Intenção de consumo das famílias pernambucanas tem leve queda em Julho

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Em julho o índice de intenção de consumo das famílias pernambucanas recuou 1,8%, na comparação com junho, caindo de 67,5 para 66,3 pontos. Na comparação anual, com o mês de julho de 2020, quando o índice foi de 54,7 pontos, houve avanço de 21,2%.
O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e acompanha as tendências de curto prazo no comportamento dos consumidores, com base em suas perspectivas atuais e futuras quanto a emprego e renda, condições de crédito e capacidade de compras.
O índice é apresentado na escala de 0 a 200 pontos: 100 pontos é o patamar de estabilidade e quando está abaixo de 100, significa que os consumidores estão insatisfeitos e pouco propensos a comprar. Para mensurar esses índices, a CNC investiga a situação atual do consumidor com relação a um ano atrás e as suas perspectivas para os próximos seis meses.
Pernambuco: ICF e subíndices - julho/2020, maio/2021 e julho/2021
Indicador |
jul/20 |
jun/21 |
jul/21 |
Variação Mensal* |
Variação Anual** |
(valores em pontos) |
|||||
Emprego atual |
78,3 |
81,9 |
82,1 |
0,2% |
4,9% |
Perspectiva profissional |
47,1 |
70,9 |
67,3 |
-5,1% |
42,9% |
Renda atual |
66,2 |
80,2 |
78,6 |
-2,0% |
18,7% |
Compra a prazo |
66,9 |
92,4 |
91,0 |
-1,5% |
36,0% |
Nível de consumo atual |
39,1 |
45,7 |
46,3 |
1,3% |
18,4% |
Perspectiva de consumo |
50,3 |
48,8 |
46,5 |
-4,7% |
-7,6% |
Momento para duráveis |
34,9 |
52,2 |
52,4 |
0,4% |
50,1% |
ICF Geral |
54,7 |
67,5 |
66,3 |
-1,8% |
21,2% |
Nota: * base: mês imediatamente anterior; ** base: mesmo mês no ano anterior.
O resultado de julho foi influenciado pelos subíndices que medem a perspectiva das famílias quanto ao emprego e às condições de consumo nos próximos meses. Entre junho e julho houve queda de 5,1% (de 70,9 para 67,3 pontos) no subíndice que mede a expectativa das famílias quanto à melhoria da condição profissional dos responsáveis pelo domicílio nos próximos meses. A maioria das famílias (48,9%), acredita que não haverá melhora profissional, enquanto outra parcela significativa (34,9%) não consegue definir sua expectativa para o mercado de trabalho no segundo semestre e apenas 16,2% se sente otimista no curto prazo.
Quanto à perspectiva de consumo, o recuo foi de 4,7% no comparativo mensal (de 48,8 pontos junho para 46,5 pontos em julho) e de 7,6% no comparativo anual. Esse é o quarto mês consecutivo que a perspectiva de consumo das famílias para o curto prazo está em queda. O resultado reflete o elevado percentual de famílias que esperam consumir menos no segundo semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado: em março, esse percentual era de 50,2% e subiu para 61,6% em julho.
A percepção sobre a renda atual também registrou queda em relação ao mês imediatamente anterior: de 80,2 pontos em junho para 78,6 pontos em julho. Esse subíndice também está em queda desde abril, quando registrava 86,4 pontos. Em julho, 33,2% das famílias avaliam que a renda familiar está pior que o observado no mesmo período do ano passado, 55,0% avaliam que estão na mesma condição financeira e apenas 11,8% observam que a situação da renda familiar é melhor que em julho de 2020.
Pernambuco: evolução do ICF e subíndices (valores em pontos) - janeiro/2020 a julho/2021
Fonte: Pesquisa direta CNC. Elaboração Fecomércio-PE.
Os resultados apontam que, apesar da retomada de diversas atividades, as famílias pernambucanas ainda aguardam com cautela o desempenho do mercado de trabalho no segundo semestre para tomar novas decisões de consumo. O emprego formal, segundo os dados do Caged até maio, tem resultado positivo, mas muitos ainda esperam consolidar a sua recolocação profissional para ampliar a perspectiva de consumo. Além desse fator de incerteza, as famílias também estão mais cautelosas devido a possibilidade de novos aumentos em preços que pesam sobre orçamento doméstico, como a energia elétrica, o gás de cozinha e itens básicos da alimentação.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/12/2021
Franquias miram no nordeste para plano de expansão
Marcas estão de olho no potencial da região e apostam na abertura...
- Por REDAÇÃO
- 29/11/2021
O Boticário usa a memória olfativa como conceito da...
Campanha criada pela AlmapBBDO é inspirada no clássico da...
- Por REDAÇÃO
- 24/11/2021
CartãoSiM disponibiliza aplicativo que permite consultas...
O aplicativo "Meu CartãoSiM" conta com grande variedades em...
- Por REDAÇÃO
- 29/09/2021
COMICRO promove o XX Congresso Brasileiro das Micro e...
Cerca de 15 palestras e painéis serão realizados durante todo o...
- Por REDAÇÃO
- 28/09/2021
Startup de agricultura urbana lança horta inteligente para...
Com ciclo de iluminação inteligente, sistema autoirrigável e mix...
- Por REDAÇÃO
- 24/09/2021
Ibyte comemora 21 anos de trajetória, mesclando resultados...
São 42 lojas físicas no país, com mais de 5.000 produtos entre...