Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Itens furtados de vias públicas são apreendidos em operação da Prefeitura do Recife e da Polícia Civil

Por: REDAÇÃO PORTAL
Materiais como partes dos gradis retirados da Via Mangue foram encontrados sendo reutilizados em um espaço público na Zona Sul

Foto: Marcos Pastich/PCR

27/05/2021
    Compartilhe:

Placas de sinalização de trânsito, cones das empresas terceirizadas de serviços urbanos, partes do gradil da Via Mangue. Uma operação realizada na tarde desta quinta-feira (27) nos bairros de Santo Amaro e Pina apreendeu materiais furtados das ruas e que estavam sendo reutilizados no bairro do Pina, Zona Sul da cidade. A operação contou com equipes da Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) da Prefeitura, Guarda Municipal e da Polícia Civil. 

O objetivo foi apurar denúncias de abusos de estabelecimentos como ferros-velhos e casas de reciclagem na ocupação de espaços públicos, bem como relatos de que alguns deles estariam praticando receptação de itens furtados, principalmente tampas de bueiros e fios de cobre. Dois estabelecimentos foram interditados por não possuírem alvará de funcionamento - um no bairro de Santo Amaro, Área Central da capital, outro no Pina. Os dois proprietários foram notificados e terão de procurar a Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) para dar início ao processo de obtenção do alvará de funcionamento. Até a regularização não poderão funcionar.

Os pedaços dos gradis da Via Mangue estavam sendo utilizados como cerca em uma pequena praça no Pina. No mesmo local, uma construção irregular abrigava quatro cones que pertencem a empresas que realizam serviços de limpeza de manutenção urbana. Até placas de trânsito foram recuperadas. Nenhum morador do local se responsabilizou pela construção ou pela utilização dos gradis, por isso não foi realizada notificação.

"O objetivo foi averiguar denúncias de ocupação irregular do espaço público e de que alguns não teriam qualquer controle sobre a origem do material comercializado", explica Marta Lima, Secretária Executiva de Controle Urbano do Recife. "Essa ação conjunta com a Polícia Civil e a Guarda Municipal é de extrema importância para orientar esses estabelecimentos no sentido de não receber ou vender material de procedência duvidosa. Com isso queremos inibir os furtos de fios de cobre, tampas de bueiros e gradis, que acarretam tanto em prejuízo financeiro à Prefeitura como também riscos à população", completa.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook