Jairo Lima prepara novo livro voltado à fiscalização do dinheiro público

Foto: Reprodução
O escritor e artista plástico Jairo Lima, membro da Academia Cabense de Letras, vem há 5 meses escrevendo o seu mais novo livro: MANUAL PRÁTICO DO CIDADÃO BRASILEIRO – Fiscalize o seu dinheiro.
Pós-graduado em Gestão Pública , Lima que é funcionário da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho há mais de 30 anos, teve passagem também por vários órgãos executivos e legislativos, municipal, estadual e federal, além de já ter atuado em diversas entidades e movimentos sociais.
Segundo Jairo, em pesquisa, não encontrou algo que esteja à disposição da população e que lhe sirva de suporte. Para o escritor, o Ministério Público, assim como outras instituições fiscalizadoras são insuficientes para dar conta de todas as demandas, “a sociedade precisa compreender que ela é o braço principal dos órgãos de controle e que a sua participação efetiva no processo de fiscalização é fundamental.
Dando dicas dos capítulos, ele revela que assuntos como o papel dos conselhos populares; a visão patrimonialista do detentor do poder; os modus operandis da cultura e práticas do desvio do erário e os modelos de licitações mais sedutores aos corruptos; traços da personalidade de um corrupto à luz da psiquiatria; transições de governos: dificuldades para vender facilidades: os crimes mais tradicionais no ambiente público; agente público (funcionário) na prática da propina; ferramentais de fiscalização, dentre outros.
Jairo Lima já vem fazendo contato com algumas instituições de controle público no sentido de firmar parcerias. Ele ainda esclarece que está aberto para dicas e sugestões da população, que ainda podem constar no livro.
Finalizando, Jairo ainda diz: o manual é uma obra é impessoal, contudo é do conhecimento público que a corrupção infelizmente ainda permeia pelos corredores das mais variadas correntes políticas, mas nem tudo está perdido, há nesse meio muita gente honesta, que sabe que o cidadão é o seu patrão e que lesar o patrimônio público é conspirar contra si mesmo e contra o povo”.
Contatos com o escritor: [email protected]
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/01/2021
Caruaru relança edital para Lei Aldir Blanc
A premiação desta fase do Edital faz homenagem ao músico e...
- Por REDAÇÃO
- 18/01/2021
Mercado Eufrásio Barbosa inaugura duas exposições na...
"Lembranças de Paisagem", do Olindense Bruno Farias; e "Rosa Velho",...
- Por REDAÇÃO
- 18/01/2021
Secult-PE promove live sobre a Lei de padronização da...
Pedro Xavier, autor do desenho final do projeto, Silvio Amorim,...
- Por REDAÇÃO
- 16/01/2021
Teresa Leitão pede solução para a cadeia produtiva do...
A deputada sugeriu ainda que seja feita uma audiência pública,...
- Por REDAÇÃO
- 13/01/2021
Artes plásticas, música e solidariedade no Marco Zero do...
A Expo Arte Sol Maior in Concert acontecerá na sede da Associação...
- Por REDAÇÃO
- 12/01/2021
No Ar Coquetel Molotov segue sua 17ª edição virtual, com...
Romero Ferro participa do festival, que segue até 23 de janeiro e...