Lucas Ramos anuncia criação de instituto para estudos e pesquisas nas áreas de recursos hídricos

No mês em que a família Ramos comemora 110 anos de nascimento do seu patriarca, Gregório Ramos, um dos seus netos, o deputado Lucas Ramos, anuncia a criação de um instituto para realizar estudos e pesquisas nas áreas de recursos hídricos, além de elaborar projetos que assegurem o acesso à água para consumo humano e produção rural, por meio da irrigação. O anúncio da criação do Instituto Gregório Ramos (IGR) aconteceu nesta segunda-feira (23), durante uma conferência transmitida pelo canal do YouTube para os familiares, amigos e possíveis parceiros da entidade.
De acordo com Lucas, o novo instituto nasce com o propósito de promover estudos e pesquisas no setor hídrico do estado de Pernambuco, por meio de iniciativas que atuem na democratização de políticas públicas, garantindo o acesso à água para consumo humano e produção rural. A iniciativa do IGR decorre também da publicação da Lei do Marco Regulatório do Saneamento Básico (14.026/2020) que assegura o direito a água, garantindo a universalização do abastecimento para o consumo das famílias.
Os fundamentos técnicos apresentados pelo deputado foram baseados em estudos produzidos pela FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura -, referentes à irrigação no mundo e no Brasil. “ A produção de alimentos no mundo ocupa hoje 1,5 bilhão de hectares de terra, sendo que em 1,2 bilhão, por regime de chuvas, produzem 52% do total de alimentos. Em apenas 300 milhões de hectares irrigados, a produção é de 48% dos alimentos no mundo. Isso evidencia a grande produtividade das áreas irrigados, levando as autoridades do setor a sugerir cada vez mais a produção de alimentos através da irrigação, como forma de minimizar o desmatamento no mundo”, pontuou Lucas Ramos.
A sede do Instituto Gregório Ramos será instalada na cidade de Petrolina, no Sertão pernambucano. A formalização legal do IGR ocorrerá durante o ano de 2021.
O patrono - Nascido em 1910, na zona rural de Salgueiro, o agropecuarista Gregório Ramos, tem o seu DNA presente no desenvolvimento do Vale do São Francisco. Homem de larga visão socioeconômica, anteviu que a grande vocação da economia da Região, estava ali, à sua frente: a irrigação. Gregório Ramos administrou suas áreas irrigadas até os 86 anos de idade, sempre fazendo parcerias com tantos que o procuravam para fazer o cultivo irrigado. “Seu Gregório”, como era conhecido, faleceu aos 95 anos de idade, deixando como um dos legados a irrigação como base da economia do Vale do São Francisco.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 21/01/2021
Coronavac: a pedido do governo de São Paulo, Temer...
O ex-presidente Michel Temer entrou no esforço pela liberação por...
- Por REDAÇÃO
- 21/01/2021
Samuel Salazar acompanha início da limpeza de canal no...
O vereador pelo Recife esteve na manhã desta quinta-feira, na...
- Por REDAÇÃO
- 21/01/2021
Finalmente a Índia libera exportação de vacinas da...
Um avião do Instituto Serum partirá da Índia na sexta e deve...
- Por REDAÇÃO
- 21/01/2021
Hemope oferece 142 vagas com salários de até R$ 9,8 mil
As vagas são para as unidades no Recife e em Caruaru e para os...
- Por REDAÇÃO
- 20/01/2021
Segunda etapa da obra da PE-166 chega a 50% de execução
Os serviços acontecem no trecho de 13,4 quilômetros de extensão,...
- Por REDAÇÃO
- 20/01/2021
BR-428, rodovia de acesso a Petrolina começa a ser...
A previsão do DNIT é concluir a duplicação até maio do próximo...