Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Mamógrafo móvel da Prefeitura do Recife oferece mais de 1.200 vagas para o mês de setembro

Por: REDAÇÃO PORTAL
A partir desta quarta-feira (1º), o caminhão do mamógrafo começa a circular em 21 pontos da cidade

Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife

01/09/2021
    Compartilhe:

A partir desta quarta-feira (1º), o caminhão do mamógrafo começa a circular em 21 pontos da cidade, oferecendo 1.230 vagas para exames de mama em mulheres recifenses de 50 a 69 anos. Os procedimentos precisam ser previamente agendados nos locais onde o caminhão irá circular. O calendário está disponível no site da Prefeitura do Recife.

Seguindo os protocolos do Plano de Convivência com a Covid, as ações têm o limite máximo de 60 atendimentos por dia, sendo 30 pela manhã, das 8h às 12h, e mais 30 pela tarde, das 13h30 às 17h. No sábado (18), serão oferecidas 30 vagas, no turno da manhã.

Os agentes de saúde também farão uma busca ativa nas comunidades para identificar as mulheres cadastradas que estão na faixa etária de rastreio, estabelecida pelo Ministério da Saúde. E, posteriormente, a unidade entrará em contato para marcar o dia e horário do exame. As usuárias que estão fora da faixa etária recomendada, podem procurar a unidade de saúde onde são cadastradas para solicitar um encaminhamento. 

Para realizar o exame, a usuária precisa levar um documento de identificação com foto e o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além do comprovante de residência atualizado. Nos locais do exame, é obrigatório o uso de máscara e o distanciamento físico deve ser respeitado. Água, sabão e álcool 70% estarão disponíveis para a higienização das mãos sempre que necessário.

O resultado dos exames sai em até 20 dias na unidade onde o caminhão ficou estacionado ou na unidade mais próxima do local da ação.

Como Identificar

As mulheres devem estar atentas às mamas, no dia a dia, para que possam reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Alguns sintomas podem ser nódulo (caroço) fixo, geralmente indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo), saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Além de realizar periodicamente o exame clínico e a mamografia, adotar hábitos saudáveis, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de ter a doença. Amamentar também é um fator de proteção.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook