Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Educação

MEC irá disponiblizar internet para alunos de universidades federais

Por: REDAÇÃO PORTAL
Ao todo, 400 mil alunos com renda familiar inferior a meio salário-mínimo serão contemplados

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

17/08/2020
    Compartilhe:

O Ministério da Educação (MEC) informou nesta segunda-feira (17), durante coletiva online, que vai disponibilizar acesso à internet para alunos de universidades e de institutos federais em situação de vulnerabilidade social, para que possam acompanhar as aulas durante o período de isolamento social adotado para evitar a disseminação do novo coronavírus.

A princípio serão beneficiados 400 mil alunos com renda familiar inferior a meio salário-mínimo, mas a ideia é que esse número chegue a 900 mil alunos cuja renda familiar seja de até 1,5 salário-mínimo.

Ao fazer o anúncio, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse que a demora para se implementar a medida, após cinco meses de isolamento em decorrência da pandemia do novo coronavírus, se deve à burocracia interna do Estado.

Aos 400 mil alunos com renda familiar de até meio salário-mínimo serão disponibilizados bônus de dados móveis que serão gerenciados pela instituição de ensino. Eles terão validade de 90 dias e os créditos serão de 10 gigabytes a 40 gigabytes. Há também a possibilidade de fornecimento de pacotes de dados móveis por meio de chips pré-pagos, que terão validade de 30 dias e créditos de dados que variam de 5 gigabytes a 40 gigabytes.

A universitária Tereza Gomes, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), comemorou a novidade. Como não tinha computador em casa, os trabalhos acadêmicos eram feitos, segundo ela, na própria instituição. "Eu preferia ir cedo para a Rural antes para fazer as atividades lá, utilizando os aparelhos da universidade. Minha aula era 13h e eu chegava, em média, umas 9h para adiantar", conta. 

COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA BRASIL

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook