Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Educação

Neurocientista revela que atividades criativas ajudam a desenvolver habilidades das crianças

Por: REDAÇÃO PORTAL
Para os pais que querem estimular a criatividade das crianças dentro de casa, Regiane Melo separou algumas dicas.

Foto: Os professores são pontos chaves para incentivar os talentos,

23/08/2023
    Compartilhe:

A criatividade é uma habilidade essencial para o desenvolvimento humano. Além de trazer um ganho significativo na formação pessoal, ela estimula que os indivíduos encontrem soluções inovadoras para problemas, explorem novas ideias e se adaptem às mudanças. Nas escolas, atividades relacionadas à música, dança, teatro, artes são importantes para estimular esse lado criativo.
 
Regiane Melo, neurocientista e coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental (anos iniciais) do Colégio Salesiano Recife, explica que o trabalho na instituição é focado em incentivar os alunos a explorarem diferentes formas de expressão artística, como pintura, desenho, escultura, colagem, fotografia, dramatização, danças, composições, entre outros; e também a realizarem projetos artísticos que reflitam seus interesses, emoções ou experiências pessoais. "Isso vai ajudar até lá na frente no desempenho acadêmico, além de estimular que os estudantes desenvolvam uma identidade própria e se sintam mais seguros em compartilhar suas ideias e opiniões", completa Regiane.
 
Os professores são pontos chaves para incentivar os talentos, mediar e transmitir conhecimento. Segunda a neurocientista, atividades criativas estimulam também o pensamento crítico e a capacidade de análise dos alunos. "Ao receberem desafios que exigem soluções criativas, eles são incentivados a pensar de forma mais profunda e questionar as informações e ideias externas. Isso contribui para o desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico, tomada de decisões e também prepara-os para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, que exigem cada vez mais pensamento original e flexibilidade", explica.
 
Os números comprovam. Estudo feito pela empresa estadunidense Gallup, em 2019, mostra que 75% dos professores que promovem a criatividade na aprendizagem dizem que seus alunos demonstram habilidades de resolução de problemas. A pesquisa também mostra que 87% dos professores e 77% dos pais concordam que as abordagens de ensino que inspiram a criatividade no processo de aprendizagem são mais trabalhosas, mas oferecem mais retorno/benefícios para o estudante.
 
"Em todas atividades é necessário que o professor atue de acordo com a faixa etária e interesses dos alunos, oferecendo um ambiente seguro e encorajador, onde eles se sintam à vontade para explorar sua criatividade e desenvolver seus talentos", lembra a neurocientista pedagógica.
 
Criatividade em casa
 
Para os pais que querem estimular a criatividade das crianças dentro de casa, Regiane Melo separou algumas dicas:
 
1. Proponha desafios durante uma brincadeira ou atividade: é uma boa forma de estimular a criatividade infantil e incentivá-los a encontrar soluções.
 
2. Incentive o processo criativo: nem sempre o fim de uma atividade é o objetivo, mas, sim, quais caminhos foram tomados ao longo do processo.
 
3. A tecnologia não precisa ser sempre inimiga: com monitoramento dos pais, a tecnologia e o uso de jogos educativos podem ser uma boa parceira para desenvolver habilidades, criar regras e estimular o raciocínio lógico.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook