Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Negócios

Novo Aplicativo Ecopass ajuda no combate ao aquecimento global

Por: REDAÇÃO PORTAL
Empreendedores de Recife Desenvolvem Aplicativo que Combate o Aquecimento Global Reflorestando Biomas Ameaçados, Gera Renda para Comunidades Tradicionais e Descontos aos Usuários

Foto: Marcello Camargo/ Agência Brasil

25/09/2020
    Compartilhe:

A mudança climática é real e já está em curso. A principal causa é o aumento das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) decorrentes da ação humana, sobretudo pelo desmatamento e queima de combustíveis fósseis. Entre esses gases, o Gás Carbônico (CO2) é o mais abundante: representa mais de 70% dos GEE e fica aquecendo o planeta por pelo menos 400 anos – isso é muito tempo e ainda temos que lembrar que diariamente emitimos mais e mais CO2, que vai se acumulando na atmosfera e prolongando ainda mais os efeitos do aquecimento global.

Estudos apontam que em 11 anos a temperatura média da Terra vai subir em torno de 1,5ºC, potencializando os impactos ambientais já presentes, como o derretimento de geleiras, aumento do nível do mar e eventos climáticos extremos.

Como consequência, o Planete amarga um aumento dos riscos para a saúde humana e segurança alimentar, colapso nos sistemas de abastecimento de água, aumento de refugiados do clima, perda de biodiversidade, entre outros.

Muitas dessas consequências já são sentidas e cabe a empresas, governos e sociedade, agirem agora para evitar que o pior cenário se confirme.

Pensando nisso foi lançando recentemento um aplicativo que pretende ajudar pessoas e empresas a compensarem suas emissões de CO2. O Ecopass permite ao usuário calcular de forma simples as emissões de CO₂ de viagens aéreas, transporte terrestre e consumo de energia elétrica e as neutraliza com o plantio de árvores de espécies nativas de biomas ameaçados, como a Mata Atlântica e Caatinga, tudo pelo seu smartphone. As árvores são plantadas em áreas de preservação georreferenciadas, garantindo transparência em todo processo, com parcerias institucionais, como o CEPAN (Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste), Coordenador Regional do Pacto da Mata Atlântica, com entidades de expertise comprovada.

O uso do Ecopass, além de protejer a Natureza, oferece ao usuário acesso a descontos e outros benefícios como forma de bonificação por sua atitude sustentável, para tando, segundo os responsáveis pelo aplocativo, uma rede de parceiros comerciais está sendo montada.

O que se espera com o Ecopass é que a atitude de cada um, faça a diferença na vida de muitas pessoas, pois todos os envolvidos na cadeia de plantio (da coleta de sementes ao monitoramento das áreas reflorestadas) são de comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas, assentamentos rurais e outros povos da floresta. Dessa forma, cada árvore plantada representa para muitas famílias uma real possibilidade de melhoria na qualidade de vida. Promover a responsabilidade social é um dos nossos compromissos do aplicativo.

O Ecopass está disponível para download gratuito na Apple Store e Google Play.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook