O pernambucano Rafael Furtado ganhou o título de Campeão do Nordeste no Kart

Foto: divulgação/Acervo pessoal
Pernambuco tem tido destaque nas competições de Kart regional. E o nome responsável por isso é Rafael Furtado. Com apenas 13 anos, ele conquistou o primeiro lugar na categoria Júnior Menor através do Campeonato Paraibano, no Conde, neste último sábado (6). Esse título junto ao de Campeão do Nordeste em competição organizada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), em outubro, levaram o atleta ao patamar de Campeão do Ano.
E a expectativa não para por aí. Os treinos agora serão direcionados para a temporada 2022. Em janeiro, ele deverá participar das 500 milhas de Kart, evento que será realizado no Kartódromo da Granja Viana, em São Paulo. Também está na programação, disputar os campeonatos Rotax de Kart, no mesmo lugar. "Estamos confiantes que o ano que vem será bastante especial. Rafa tem tudo para competir de igual para igual com os melhores pilotos da sua categoria, pois investimos de forma expressiva em equipamentos e em tecnologias que ajudam a melhorar o seu desempenho nas pistas. Se Deus quiser, ele vai voltar com outros troféus para deixar sua coleção de mais de 70 títulos mais bonita e com experiências cada vez mais relevantes. Quem sabe, em breve, estaremos no Mundial de Kart", destaca o pai, Flávio Costa.
Em 2022, Rafael passará para a categoria Júnior tendo como base sua idade. E deve seguir na condução de carro sem marcha com motor de dois tempos, que chega a uma velocidade média de 120km/h. Nomes como Wilson Fittipaldi Jr, Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet Jr., Maneco Combacau, Carol Figueiredo, Ayrton Senna, Waltinho Travaglini, Rubens Barrichello, Tony Kanaan e Felipe Massa, assim como Michael Schumacher iniciaram suas carreiras com a prática de Kart, que é a base do automobilismo.
Histórico
Rafael treina há sete anos e tudo começou com a influência do pai, Flávio Costa, que é engenheiro mecânico e acompanha o filho com o melhor suporte técnico. Os desafios incluem conciliar os treinos com a escola, principalmente porque Recife e Região Metropolitana não contam mais com pista para práticas voltadas às competições. Os treinos são realizados às sextas e aos sábados no Kartódromo Internacional Paladino, no Conde, na Paraíba.
Além da supervisão do pai e do treinador Wilson Moreira, o piloto também investe em atividades físicas com personal trainer duas vezes na semana e ainda aposta em simulador de corrida para melhorar a performance. No seu histórico de conquistas, Campeão Potiguar 2020, Vice-Campeão Paraíba 2020/2016 e Vice-Campeão Pernambuco 2018-2016.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 22/11/2021
Futebol feminino: calendário de 2022 terá quatro...
CBF anuncia criação da 3ª divisão do Brasileiro e SuperCopa do...
- Por REDAÇÃO
- 09/11/2021
O pernambucano Rafael Furtado ganhou o título de Campeão...
Piloto na categoria Júnior Menor, ele conquistou vários prêmios...
- Por REDAÇÃO
- 25/08/2021
Náutico vence o CSA quebra jejum e se reaproxima do G4
Capitão em Maceió, Vinícius marcou o seu 4º gol neste BR
- Por REDAÇÃO
- 25/08/2021
Pernambucano Phelipe Rodrigues conquista bronze na...
Medalha do pernambucano é a terceira do Brasil nos Jogos
- Por REDAÇÃO
- 25/08/2021
Tóquio: Gabriel Bandeira fatura ouro e Gabrielzinho prata...
Multicampeção Daniel Dias disputa a final dos 200m livre às 8h
- Por REDAÇÃO
- 11/08/2021
Surfe: Ítalo Ferreira avança direto na abertura da etapa...
Silvana e Tatiana se classificam no feminino