Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

O Primeiro Giro do Ano!

Por: SIDNEY NICÉAS
O Giro Literário inicia 2023 com dicas valiosas de livros e uma antologia para quem escreve. Leia agora no Tesão e feliz ano novo!

Foto: Thought Catalog/Unsplash/Arte Tesão Literário

01/01/2023
    Compartilhe:

GIRO LITERÁRIO

*por Sidney Nicéas

 

PODER CAMUFLADO

Com grande fôlego narrativo e acesso a amplo repertório de fontes inéditas, o jornalista Fabio Victor, em seu livro Poder Camuflado, reconstitui a atuação política dos militares desde a reabertura democrática até o Brasil de Bolsonaro. Passando pelos governos de Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula, Dilma, Temer até a ascensão de Bolsonaro, este livro urgente mostra como a questão militar ainda representa um dos maiores desafios para o equilíbrio das instituições em nossa sociedade. A obra pode ser adquirida nas melhores livrarias do país.

 

O ENIGMA GILBERTO FREYRE

Com nove ensaios de diferentes autores, o livro, de 240 páginas, é uma forma de mergulhar um pouco mais na complexidade da obra de Freyre. De acordo com os organizadores da obra, Josias de Paula Jr. e Roberto Azoubel, os ensaios “tratam de assuntos e aspectos vários do pensamento freyreano, com graduações também distintas de concordância ou discordância em relação ao autor de Casa-grande & senzala”. Os ensaios mostram que as contribuições de Freyre ocorreram em várias áreas. Por exemplo, apoiou a política de preservação da herança cultural do país e de, forma indireta, articulou durante a Era Vargas um novo sentido de luso-brasilidade, que veio a ser chamado de luso-tropicalismo. A obra foi publicada pela CEPE e pode ser adquirida no site da editora: http://editora.cepe.com.br/livro/o-enigma-gilberto-freyre--ensaios-de-imersao.

 

NA PELE FEITO FAGULHA DE TIRO

A jornalista pernambucana Júlia Arraes lançou recentemente o livro de crônicas poéticas Na Pele Feito Fagulha de Tiro (Cubzac). A sua primeira obra tem prefácio assinado pelo poeta Everardo Norões e já teve lançamentos no Rio de Janeiro e no Recife. Júlia atualmente é editora de política da GloboNews Brasília. A obra está à venda nas melhores livrarias. 

 

SCORTECCI PROMOVE ANTOLOGIA

A Scortecci Editora lançou a Antologia Exercícios de Corpo e Alma para poesias, contos e crônicas, com inscrições até o dia 30 de junho de 2023 ou até o preenchimento total das 75 vagas. Confira o regulamento e faça sua inscrição no site da editora www.scortecci.com.br ou pelo whatsapp (11) 97548-1515.

 

A RODA DO ESCÁRNIO

A Roda do Escárnio é um livro que traz Poemas de resistência política ao Bolsonarismo e aos tempos sombrios que o Brasil está vivendo. Manifesto político e denúncia social, a obra com 155 Páginas é de Autoria do nosso colunista Josessandro Andrade e está sendo publicado pela Editora Módena (São Paulo), com o patrocínio do SINTEPE - Sindicato dos trabalhadores em Educação de Pernambuco (Recife-PE), Raizá Artesanato (Olinda-PE), PremoLeve (Olinda-PE) e Antônio Jorge de Siqueira. Para adquirir o livro, entre em contato com o autor: https://www.instagram.com/josessandro/ ou https://www.facebook.com/josessandro.batistadeandrade.

 

O NATAL DE JORGINHO

Aproveitando o clima natalino ainda presente, vale demais conferir o ‘Natal de Jorginho’, um livro divertido onde o menino Jorginho, que ama o Natal, está ansioso para que a celebração chegue logo, assim poderá se vestir com lindos casacos e fazer bonecos de neve. Mas será que no Brasil, um país tropical, isso acontece? É o que o leitor vai descobrir nesta nova história. O Sol que queria tomar banho de Lua - Já imaginou se o Sol resolvesse tomar o lugar da Lua? Pois não é que um dia isso aconteceu? O mundo ficou de pernas para o ar e uma grande confusão se formou. Como será que vai acabar essa história? Esse (e outros títulos para a criançada) pode ser adquirido diretamente pelo site da editora Colli Books: https://www.collibooks.com/.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook