Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Olinda promove ações de saúde sobre o Dezembro Vermelho

Por: REDAÇÃO PORTAL
Programação descentralizada oferta testagem, exames, palestras e orientações gratuitas

Foto: Reprodução internet

01/12/2020
    Compartilhe:
Em alusão a campanha Dezembro Vermelho, a Secretaria de Saúde de Olinda programou uma série de ações voltadas ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A partir desta terça-feira (01.12) até a próxima sexta-feira (04.12), serão promovidas atividades gratuitas de saúde no Espaço Caenga, no bairro de Águas Compridas, e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Policlínica João Barros Barreto, localizada no Carmo, além da pr´pria Praça do Carmo, na área central da cidade.
 
No primeiro ponto, no Espaço Caenga, das 6h30 às 12h, serão ofertados serviços de testagem rápida de HIV/Sífilis e de hepatite, além de aferição de pressão arterial e glicose, vacinas (hepatite e tríplice viral), distribuição de preservativos e palestras sobre HIV. Já na Policlínica Barros Barreto, o mutirão vai contar, das 8h às 12h, com testagem e aconselhamento de HIV/Sífilis. Na quinta-feira (03.12), outra ação de testagem e aconselhamento de HIV/Sífilis será realizada na Praça do Carmo, das 16h às 19h. 
 
No dia 16 de dezembro, uma roda de conversa e gerenciamento de HIV acontecerá com o público IGBTQ+, na sala de CTA da Policlínica Barros Barreto, às 14h. A programação busca ampliar a visibilidade do segmento no município e abrir espaços com grande potencialidade para o acesso e acolhimento, testagem e gerenciamento de risco do HIV e da Aids, além de estimular a oferta de testagem e aconselhamento para a população dos territórios adstritos por estes serviços.
 
As unidades estarão ornamentadas com laços vermelhos, faixas, cartazes, balões e exposição de painéis informativos. O trabalho também vai contar com rodas de conversas em diferentes temas, versando sobre IST e a importância da testagem rápida, além distribuição de material educativo às pessoas atendidas nas unidade durante toda a campanha do Dezembro Vermelho.
 
Prezando pela saúde e bem-estar da população, diante do cenário de pandemia, todas as atividades vão obedecer aos critérios de distanciamento social, uso de máscaras, álcool em gel e equipamentos de proteção individual (EPI) por parte dos profissionais de saúde e usuários. 
 
CAMPANHA – O dia 1º de Dezembro foi estabelecido internacionalmente em 1987, pela Assembleia Mundial de Saúde, com o apoio da ONU. Esta data marca o início do Dezembro Vermelho, mês de intensificação das ações de enfrentamento e conscientização da epidemia do HIV e aids no contexto mundial, nacional, estadual e municipal.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook