Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

ONG CasaRosa vai oferecer agendamento gratuito para 230 mamografias

Por: REDAÇÃO PORTAL
A ação, que é fruto da solidariedade de várias empresas do Recife, visa incentivar a prevenção e rastreio contra o câncer de mama

Foto: divulgação/Paula Maestrali

28/09/2021
    Compartilhe:

Em clima de contagem regressiva para reforçar mais uma campanha de conscientização do Outubro Rosa, a ONG CasaRosa, com sede no Espinheiro, na Zona Norte do Recife, vai promover o agendamento gratuito de 230 exames de mamografias como forma de prevenção e rastreio contra o câncer de mama. A ação será realizada nesta quinta (30) e sexta (1) para mulheres com idade mínima de 40 anos, principalmente aquelas de baixa renda que são usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

Interessadas devem ligar nos números (81) 98738-3704 e 98840-3949, das 9h às 16h, apenas nos dias indicados, para efetivar cadastro mediante do número da carteira do SUS e do Registro de Nascimento (RG), data de nascimento e telefone. "Como controle de biossegurança por conta da pandemia, nosso atendimento será exclusivo por contato telefônico este ano. Os exames são frutos da solidariedade de várias empresas, entre elas, Federal Petróleo e Maravilha Motos, além dos próprios laboratórios parceiros como o Boris Berenstein, Lucilo Ávila e Lucilo Maranhão, que irão executar os diagnósticos", destaca uma das diretoras da ONG CasaRosa, Kadja Camilo. Vale reforçar que a oferta dos exames será de acordo com o preenchimento das vagas. E a realização será ao longo do mês de outubro conforme disponibilidade de cada laboratório.   

Em tempo, a Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) destaca números expressivos sobre o câncer de mama. Apenas em 2020, dados do DataSus revelam que um milhão de mulheres deixaram de fazer exames preventivos. No mesmo período, o Inca (Instituto Nacional de Câncer) aponta 66 mil novos casos. Infelizmente, cerca de 18 mil das mortes por câncer no Brasil são de mama, também com base em relatórios do Inca, de 2019. 

Sobre a ONG CasaRosa

Receber o diagnóstico de uma doença como câncer não é fácil para ninguém. Para uma mulher, esse tipo de resultado nas mamas vai além das dores físicas, afinal mexe com toda a estrutura psicológica a partir da aceitação e autoestima, entre outros sentimentos. E foi pensando em tudo isso, principalmente naquelas que são do interior de Pernambuco e precisam se submeter ao tratamento de quimioterapia e radioterapia nos hospitais públicos do Recife, sem uma casa de apoio na capital, que surgiu a ONG CasaRosa, há sete anos. A iniciativa totalmente voluntária das cidadãs Bruna Trajano, Cristina Maranhão e Kadja Camilo, juntamente com um time de conselheiras, é realizada através de charmosa sede, no bairro do Espinheiro.

 

A manutenção, que é toda feita em cima de doações (pessoas físicas e jurídicas), incluindo a força de voluntários como assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas, requer os mais variados itens, como alimentos, produtos de higiene pessoal e outras necessidades das mulheres albergadas, além do lado financeiro para o pagamento de despesas como energia, gás, internet/telefone e o aluguel da casa. Para que as usuárias possam ter esse conforto em um momento tão difícil, inclusive com acompanhantes, é preciso que haja o encaminhamento médico especial ou através do serviço social de pontos como Oswaldo Cruz, IMIP, Hospital das Clínicas, Barão de Lucena e Hospital do Câncer. "Elas podem ficar conosco durante todo o tratamento, geralmente, em torno de 40 dias, incluindo os finais de semana. Na intenção de acolher bem, fazendo com que se sintam em casa, com privacidade, prezamos apenas por mulheres, sendo uma das poucas entidades do segmento com gênero específico na região", reforça outra diretora, Cristina Maranhão.  

Compras e doações 

Interessados em contribuir com o trabalho da CasaRosa podem adquirir produtos da marca como artigos em cerâmica, bonés, canetas, canecas, camisas, garrafinhas térmicas, máscaras, mesa pronta e etc, cuja renda será totalmente para a assistência das mulheres em trânsito na instituição, ou mesmo doar produtos que são necessários no dia a dia.

Aos que buscam fazer isso de forma esporádica ou como mantenedores e/ou sócios-contribuintes de forma financeira:

 

·         Banco Itaú - agência 1632 c/c 25388-4 

(Associação de Assistência às Mulheres com Câncer de Mama de Pernambuco)

 

·         Chave PIX: 19.858.419/0001-07 (CNPJ)

Serviço:

ONG CasaRosa

Rua Nicarágua, 151 – Espinheiro

Recife – PE

Mais informações: @casarosa.ong (Instagram)

www.casarosa.org.br/ | [email protected]
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook