Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

PCR estende horário de unidades de saúde na última semana de campanhas de vacinação

Por: REDAÇÃO PORTAL
Desta segunda (26) até a sexta-feira (30), oito unidades do município vão se revezar no horário estendido, que acontece das 8h às 21h

Foto: Divulgação/PCR

26/10/2020
    Compartilhe:

Para dar mais uma opção para quem tem dificuldade em buscar vacinação no horário comercial, a Prefeitura do Recife vai estender o horário de oito unidades de saúde do município a partir desta segunda-feira (26). A ação, que segue até a sexta-feira (30), marca a última semana de três campanhas de imunização que estão acontecendo na cidade, voltadas a crianças de 1 ano a menores de 5 anos contra poliomielite, crianças e adolescentes menores de 15 anos para atualização da caderneta de vacina, e pessoas de 20 a 49 contra o sarampo. As unidades vão se revezar no horário estendido, que vai acontecer das 8h às 21h.

A cada dia, duas unidades vão ficar abertas até às 21h. Na segunda (26), será a Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria, e o Centro de Saúde Joaquim Cavalcante, nos Torrões. Na terça (27), as Policlínicas Albert Sabin, na Tamarineira, e Gouveia de Barros, na Boa Vista, vão funcionar até mais tarde. Por conta do feriado do dia do servidor público, na quarta-feira (28), não haverá vacinação em nenhum local. Já na quinta (29), a população pode se imunizar à noite no Centro de Saúde Gaspar Regueira Costa, no Barro, e na Upinha Rio da Prata, no Ibura. Na sexta (30), a vacinação acontece nas Policlínicas do Pina e Clementino Fraga, no Vasco da Gama.

Para evitar a concentração de pessoas apenas nessas unidades, a Sesau orienta que quem tiver disponibilidade no horário comercial deve procurar a unidade de saúde mais perto de sua casa. As vacinas continuam sendo oferecidas nas mais de 140 unidades de saúde do Recife, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A lista das salas de vacinação está disponível no site da Prefeitura do Recife (https://bit.ly/37xKNAN).

Desde o começo da Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite, iniciada no último dia 5, o Programa de Imunização (PNI) do Recife aplicou pouco mais de 21 mil doses da vacina, o que representa uma cobertura vacinal de 26%. A meta do município é vacinar pelo menos 95% das mais de 80 mil crianças de 1 ano a menores de 5 anos na capital, mesmo que elas já tenham tomado a vacina anteriormente.

A Sesau recebeu mais de 80 mil doses da vacina de pólio enviadas pelo Ministério da Saúde (MS). O esquema de vacinação da pólio é composto por três doses da vacina injetável aos 2, 4 e 6 meses de idade, além de reforço com a vacina oral aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

Outro público-alvo do Dia D, as crianças e adolescentes menores de 15 anos também devem ir até as unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinas. Desde o começo do mês, a Sesau iniciou a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacina, que oferece 17 imunizantes do calendário vacinal, como BCG, meningocócica, febre amarela, HPV, pentavalente, rotavírus, pneumocócica, varicela, hepatites A e B, DTP e outras.

A orientação da Secretaria é que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacina para que os profissionais do Programa de Imunização (PNI) do Recife avaliem a necessidade de cada um, de acordo com a idade e as doses já tomadas. Diferentemente da campanha contra poliomielite, como essa campanha é seletiva, não há meta estipulada pelo MS.

Já a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo é voltada para todas as pessoas de 20 a 49 anos, mesmo que já tenham tomado a vacina tríplice viral anteriormente. O PNI Recife aplicou quase 29 mil doses da vacina, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, em adultos nessa faixa etária.

Ainda podem se vacinar as crianças e jovens de 5 a 19 anos que nunca tomaram a tríplice viral ou não tenham comprovação de ter completado o esquema vacinal recomendado, seja na infância ou em outro momento da vida. Quem está com as doses em dia, já teve sarampo ou tem mais de 50 anos não precisa se preocupar. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook