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PCR implanta nova área de trânsito calmo no bairro do Prado, na Zona Oeste

Por: REDAÇÃO PORTAL
Via teve readequação da velocidade regulamentada para 30 km/h, o objetivo é reduzir o índice de sinistros de trânsito com vítimas no local

Foto: Daniel Tavares/PCR

09/09/2021
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Para reafirmar o compromisso com a redução de mortos e feridos no trânsito, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), implantou urbanismo tático em mais uma área, nesta quinta-feira (9), dessa vez no bairro do Prado, Zona Oeste do Recife. Foram contemplados dois cruzamentos da Rua Padre Teófilo Tworz, na altura das ruas Santa Edwirgens e Carlos Gomes. Além do aumento da área de pedestres, a velocidade foi adequada para 30 km/h na área. O projeto foi realizado com apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária.

De acordo com os dados da CTTU, entre 2017 e 2020, a Rua Padre Teófilo Tworz registrou nove sinistros de trânsito com vítimas. A área de trânsito calmo será utilizada para reduzir essas ocorrências e garantir mais segurança viária aos cidadãos que transitam no local. "Nosso objetivo é garantir um trânsito mais seguro. Para isso, ampliar a área de pedestres é essencial e se a gente aumenta o espaço para o pedestre, a redução da velocidade é necessária para promover ainda mais segurança para todos", destaca Taciana Ferreira, presidente da CTTU.

A nova área faz uso de urbanismo tático para redesenhar o espaço urbano e garantir redução de velocidade na via. Com a nova sinalização, os veículos farão um caminho em zigue-zague, o que leva a uma velocidade menor. Outra estratégia será o estreitamento da calha viária. Além disso, foram implantadas cinco novas travessias para pedestres no local.

O uso de urbanismo tático tem sido um método utilizado para redução de sinistros de trânsito no Recife. Ao todo, já são mais de 350 mil pessoas beneficiadas com as intervenções, que já somam mais de 30 áreas. De acordo com as notificações da CTTU, ocorreu uma redução de 41% de sinistros com vítimas após as intervenções. Áreas como o Largo da Paz tiveram sete sinistros com vítimas entre janeiro e fevereiro de 2019 e, no período do ano seguinte, duas ocorrências. Na Avenida Cruz Cabugá, o número também caiu de 23 para 14 no mesmo período. Na Avenida Conde da Boa Vista, a mudança foi de 22 para quatro sinistros com vítimas também neste período.

Os projetos de urbanismo tático do Recife têm recebido visibilidade nacional e internacional. Em agosto, o projeto da Rua da Palma, que inverteu a prioridade do desenho da via dando mais espaço para os pedestres, foi destaque em publicação da NACTO-GDCI, instituição de referência mundial em mobilidade urbana. A publicação apontou o progresso que o Recife vem conseguindo com a redução de mortes no trânsito. Além disso, o Portal do Trânsito publicou um artigo de Pedro Corrêa, especialista em segurança viária, sobre os avanços na mobilidade do Recife. Na ocasião, foi citada a "metamorfose ocorrida no trânsito" da nossa cidade e a "roupagem moderna, digna e principalmente segura".

A Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) trabalha com as principais organizações mundiais de segurança viária para implementar atividades de segurança no trânsito e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país. A BIGRS enfatiza a busca por resultados e o uso de mecanismos de monitoramento e avaliação de alta qualidade para avaliar continuamente o progresso. Para mais informações, visite: https://www.bloomberg.org/program/public-health/road-safety/ (em inglês).

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