Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Moda

Pernambuco Mostra Moda chega para fortalecer, estimular a criatividade e a inovação no mercado de Moda do Estado

Por: REDAÇÃO PORTAL
O objetivo é incorporar o Pernambuco Mostra Moda ao calendário nacional, entre os principais eventos de moda no Brasil

Foto: Na programação do evento realizado pelo Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções (NTCPE), oficinas, rodas de conversas, cases de marcas locais e palestras capitaneadas por nomes importantes no panorama nacional

11/09/2023
    Compartilhe:

A cena da moda em Pernambuco está prestes a receber um impulso significativo com a realização da primeira edição do Pernambuco Mostra Moda, evento que promete evidenciar e qualificar, ainda mais, as mentes criativas que fazem a moda e a indústria têxtil e de confecção do Estado. Marcado para os dias 16 e 17 de setembro no Cais do Sertão, no Bairro do Recife, a ação é uma iniciativa do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções (NTCPE) através do Marco Pernambucano da Moda e trará um foco especial para a sustentabilidade e inovação nesse mercado, além de promover e fortalecer a produção local, por meio uma série de atividades, palestras e oficinas ministradas por profissionais notáveis da moda brasileira. As inscrições, gratuitas, foram realizadas pelo Sympla e se esgotaram em 48h.

 

"O nosso objetivo é incorporar o Pernambuco Mostra Moda ao calendário nacional, entre os principais eventos de moda no Brasil, estabelecendo-o como uma referência no Nordeste e em todo o País. A ideia é evidenciar a moda pernambucana  e levá-la de volta à sua posição de potência na cena brasileira. Esta ação não se resume apenas a uma celebração da Moda, mas também age como um impulso para o crescimento e o desenvolvimento contínuo dessa indústria no Nordeste que emprega, direta e indiretamente, apenas em Pernambuco, cerca de 400 mil pessoas e movimenta de 5,5 a 6 bilhões de reais por ano. É uma oportunidade imperdível para todos aqueles que desejam se manter, se firmar ou entrar nesse mercado.", afirma Wamberto Barbosa, presidente do NTCPE. 

 

GRANDES NOMES - Com foco nos  pequenos e microempreendedores do setor têxtil e de confecções, comunidade acadêmica, designers, estilistas e sociedade civil, a programação foi organizada em torno de eixos temáticos por dia e inclui oficinas, rodas de conversa, apresentações de cases de marcas de moda pernambucana, além de palestras e um workshop voltado para marcas de moda. "Guiado por quatro eixos temáticos essenciais para o momento em que vivemos - Moda com Propósito, Moda e Mercado, Prática da Moda e Planejamento Estratégico - o Pernambuco Mostra Moda, vai mergulhar profundamente em cada um desses temas, explorando como a moda pode ser uma força positiva com propósitos significativos, compreendendo as dinâmicas em constante evolução do mercado, adentrando os bastidores da prática da moda e traçando estratégias sólidas para o futuro. Queremos que esse evento inspire, capacite e fortaleça o ecossistema da moda no Estado, enquanto continuamos a promover valores conscientes e criatividade em todos os aspectos desse mercado", explica Barbosa.

 

Para isso, um time de experts do mercado de moda nacional foi convocado: André Carvalhal, escritor do livro "Moda com Propósito", apresentador do NAT GEO Podcast, design, consultor e idealizador de projetos especiais para empresas como Unilever e Coca-Cola; Daniela Falcãojornalista e fundadora do Nordestesse, plataforma que reúne moda, design, arte e gastronomia regionais, que também já foi diretora das Edições Globo Condé Nast (Vogue Brasil, GQ, Casa Vogue e Glamour); Carla Tennenbaumdesigner e co-criadora da Ideia Circular, pioneira na discussão de economia circular e design circular no Brasil; Rodrigo Cezárioprofissional de marketing, especialista em ESG e Negócios de Impacto, membro da Comissão de Direito da Moda da OAB-RJEduardo Cristianempresário, mentor e criador do MBA Fashion Day, maior evento de empreendedorismo para confecções do Brasil, além de CEO da Costurando Sucesso, uma empresa de gestão do conhecimento para negócios de confecção.

 

Na programação também estão Joana Liraartista autoral e polivalente com trabalhos reconhecidos internacionalmente em design e cenografia, que também assinou, por 10 anos, a cenografia do Carnaval de Recife; e Cláudia Leitão, que é graduada em Direito e Educação Artística, membro da Rede de Pesquisadores em Políticas Culturais e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e primeira gestora da Secretaria da Economia Criativa (SEC) do MinC.

 

CAPACITAÇÃO E TROCA - As oficinas e palestras abordarão questões atuais e urgentes do segmento, incluindo Economia Circular, Economia Criativa, Moda com Propósito e Design Autoral. Entre os temas que serão tratados, 'Moda autoral do Nordeste', 'Design autoral e as colaborações', 'Cases de Sucesso da Moda Pernambucana: Refazenda, Movimento, Rota do Mar, Jailson Marcos, Maria Alice Atelier e Duas', 'Como fazer sucesso no mercado de moda', 'Desafios da moda diante dos princípios de uma economia criativa' e 'Como blindar a sua marca para os futuros desafios de mercado', esta última, voltada exclusivamente para marcas de moda com CNPJ ativo. 

 

O Pernambuco Mostra Moda, também vai contar com o lançamento do livro 'Alinhavo - A História da Moda Pernambucana', no domingo, dia 17, às 11h. O livro é fruto da colaboração das pernambucanas Isabella Morais e Jacque Siqueira, que mergulham fundo na rica moda pernambucana, ressaltando seus estilistas, influências e evolução. 

ESPAÇO PLURAL - Para sediar o evento, o Cais do Sertão, ganhou projeto de ambientação assinado pela Casa Criatura, organização focada em inovação por meio de projetos nas áreas de Arquitetura, Design e Fabricação Digital. Na composição do espaço serão usados materiais sustentáveis, cores quentes que buscam homenagear a cultura local e uma criação pernambucana, os tijolos de Cobogó. Cada área foi configurada para atender a diferentes propósitos:  a Sala para Oficinas é destinada às atividades práticas; no Living Lab, ocorrerão as ações da tarde, com foco na Moda Pernambucana e na introdução dos temas das palestras principais; o Auditório será o local das palestras centrais, alinhadas com o tema do dia do evento e ainda, o Espaço de Descompressãoum ambiente projetado para relaxamento e estímulo à interação entre os participantes do evento.

 

O PÓS - Finalizado o evento, na segunda-feira (18), lideranças e representantes de entidades vinculadas à cadeia de moda - associações do setor, empresários, órgãos governamentais, representantes do Sistema S, entre outros - vão se reunir para discutir as questões apresentadas ao longo do evento, seja por meio das palestras dos especialistas ou das contribuições do público. A mediação dessa discussão fica a cargo do consultor especialista em gestão estratégica, Victor Hugo, responsável pelo desenvolvimento de Estudos de Potencial de Consumo em Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Alagoas e Rio Grande do Norte. O resultado desse trabalho será compilado em um Planejamento Estratégico destinado ao setor têxtil e de confecção do Estado, um documento abrangente que estará acessível ao público, disponível para consulta no site do NTCPE (www.ntcpe.org.br).

 

 Serviço:

 

1º Pernambuco Mostra Moda

Realização: Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções (NTCPE)

Local: Cais do Sertão, Bairro do Recife 

Data: 16 e 17 de setembro

Inscrições para o evento encerradas
www.pmm.ntcpe.org.br

 

Programação: 

 

SÁBADO - 16 de Setembro 2023

08h - Oficina: Criação de Moda Autoral - Facilitação: Rodrigo Cezário (MG)

14h30 - Talk: Moda Autoral do Nordeste - Daniela Falcão (BA)

16h - Cases da Moda Pernambucana: Expansão de Marca - Mediação: Daniela Falcão (BA) - Marcas presentes: Movimento, Refazenda e Rota do Mar. 

18h30 - Palestra: Economia Circular na Moda - Carla Tennenbaum (SP)

19h30 - Palestra: Moda com Propósito - André Carvalhal (RJ) 

 

DOMINGO - 17 de Setembro de 2023

08h - Oficina: Os desafios da moda diante dos princípios de uma economia criativa brasileira - Facilitação: Claudia Leitão (CE)

08h30 - Workshop*: Como blindar a sua marca para os futuros desafios de Mercado - Facilitação: Eduardo Cristian (SP). *Exclusivo para marcas de moda.

11h20 - Lançamento do Livro: Alinhavo - A história da moda Pernambucana - Estilistas - Isabella Morais (PE) e Jacque Siqueira (PE)

14h - Talk: Design Autoral e Colaborações - Joana Lira (PE)

15h30 - Cases da Moda Pernambucana: Autoralidade de Marca ◦ Mediação: Joana Lira (PE) -  marcas presentes: Jailson Marcos, Maria Alice Atelier e Duas.

18h - Palestra*: Como fazer sucesso no Mercado de Moda - Eduardo Cristian (SP)

*Exclusiva para marcas de moda com CNPJ ativo

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook