Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Pernambuco realiza Webinário Internacional Todos e Todas pela Primeira Infância e apresenta as experiências exitosas

Por: REDAÇÃO PORTAL
O secretário Sileno Guedes fala da importância do evento, promovido pelo  Governo de Pernambuco, a Prefeitura do Recife, o Instituto PROMUNDO e o Centro de Desenvolvimento e Cidadania

Foto: Reprodução Internet

26/04/2021
    Compartilhe:

O Governo de Pernambuco, a Prefeitura do Recife, o Instituto PROMUNDO e o Centro de Desenvolvimento e Cidadania, realizam o 'Webinário Internacional Todos e Todas pela Primeira Infância', nesta terça e quarta-feira (27 e 28/04), via youtube da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude. Em busca de uma atuação de forma integrada e articulada durante a pandemia do Covid-19, o evento conta com a participação de especialistas, pesquisadores e gestores públicos do Brasil e do mundo, com objetivo de qualificar e sensibilizar a sociedade sobre a importância de investir em Políticas Públicas para Primeira Infância.

A juíza Auxiliar da Presidência do CNJ e Gestora do Pacto Nacional pela Primeira infância, Dra Tricia Navarro e  a Analista Judiciária e Psicóloga em exercício no CNJ, Dra Ivânia Ghesti, participam da primeira palestra da programação.

Durante o encontro serão apresentadas as experiências exitosas realizadas nos municípios de Pernambuco. Das 24 cidades com atividades modelo, três trabalhos serão destacados, sendo eles os realizados em Iguaracy, Petrolina e Triunfo. As explanações serão na quarta-feira (28) com os projetos "Sorrisinho e Saúde Bucal das Gestantes com foco na intersetorialidade", de Petrolina, com a participação da diretora de programas, Jéssica Secchi; "Em tempos de pandemia, Criança Feliz presente no zap e com caderno de atividades", de Triunfo, com a supervisora do Programa Primeira Infância no SUAS, Rosilene de Moraes e, por fim, "Minha Infância, minha história", de Iguaracy, com a assistente social, Andresa Amaral. 

“Dada a constatação da importância dos primeiros anos de vida das crianças, que vai de 0 a 6 anos, para o futuro da sociedade, o mundo se volta para os temas da Primeira Infância. A pandemia da Covid -19 trouxe uma série de mudanças de hábitos e nesse contexto é importante avaliar o novo normal. Nesse encontro, teremos a chance de reunir nomes internacionais, nacionais e locais de peso para apresentar e dividir exemplos de práticas exitosas. Vamos poder também responder perguntas e dúvidas dos participantes via bate papo. Será um momento rico de troca de conhecimento”, comenta o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Criança e Juventude de Pernambuco, Sileno Guedes.

Entre os participantes, destacam-se lideranças do Pacto Nacional pela Primeira Infância (coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça), dos governos de Pernambuco, do Ceará, e Recife, além da sociedade civil. O encontro online será aberto ao público, com foco nos profissionais que atuam na área, e as inscrições já estão abertas.

Um dos destaques será uma intervenção junto a homens para que se engajem no cuidado paterno de filhos e filhas durante a primeira infância. Outro tema de um dos painéis do Webinário será a apresentação de inovações de trabalho junto com as famílias durante a pandemia através do uso de plataformas digitais como o Whatsapp e as redes sociais.

O especialista internacional em primeira infância, Leonardo Yanez, terá um painel para abordar como ressignificar as práticas e intervenções nos trabalhos com as famílias, com foco na primeira infância a partir da crise global ocasionada pela pandemia.

Já a Dra. Pompéia Vilacham, vai tratar sobre a importância da integração das Políticas Públicas para a proteção e promoção do desenvolvimento na primeira infância. Haverá ainda a participação da  Phd, pediatra e especialista em saúde global Mary E. Young, participa do painel sobre experiência no Programa de Paternidades na Primeira Infância.

Além desses nomes, haverá gestores da Prefeitura do Recife, e representantes do Centro de Desenvolvimento e Cidadania, da Secretaria Executiva de Assistência de Pernambuco e Ministério da Cidadania. “Com as discussões realizadas durante o Webinário, uma publicação com os principais resultados e sugestões do encontro será distribuída posteriormente a gestores municipais, estaduais e federais da assistência social”, explica o secretário executivo de Assistência Social, Joelson Rodrigues.

Haverá ainda explanações sobre programas locais, como Mãe Coruja Pernambucana e Recife, Olhar para as Diferenças e projeto Geração Afeto.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook