Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cultura

Pernambuco tem programação especial na 19ª Semana de Museus

Por: REDAÇÃO PORTAL
Museu do Trem, Museu do Barro de Caruaru, Museu de Arte Sacra de Pernambuco e Museu do Estado de Pernambuco prepararam uma série de atividades on-line

Foto: Reprodução Internet

19/05/2021
    Compartilhe:

No dia 18 de maio é comemorado o Dia Internacional dos Museus e, no Brasil, a Semana dos Museus garante programação especial nos espaços culturais de todo o País. O tema desta 19⁰ edição é “Recuperar e Reimaginar”. Em Pernambuco, equipamentos culturais gerenciados pela Fundarpe prepararam atividades on-line para não deixar que o distanciamento social provocado pela pandemia de Covid-19 impeça a comemoração da data. Uma exposição virtual já está no ar e outras ações começam nesta terça e seguem até o dia 21 (sexta-feira), com participação gratuita.

“Este é momento importante, em que espaços culturais de todo o País estão dedicados a celebrar a existência e a importância dos museus. O desafio é fazer isso em tempos de distanciamento social e essa programação on-line mostra que é possível”, afirmou Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe.

O Museu do Barro de Caruaru (Mubac) largou na frente e está promovendo a exposição virtual “Alma de Mulher”, reunindo xilogravuras do artista Edilson Oliveira. A mostra, que foi contemplada com os recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, foi escolhida por proporcionar reflexão sobre o momento atual de reclusão e o papel da mulher nesse processo.

“Quisemos fazer essa ligação maternal com algo tão forte que é um museu, que representa uma comunidade, espaço para receber as pessoas, educar as pessoas. Nosso objetivo é pensar no papel do museu como um espaço de resistência, assim como são resistentes as mães”, disse a gestora do Mubac, Amélia Campello. As obras já estão disponíveis aqui: almademulher2021.wixsite.com/almademulher.

No Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), serão duas lives em seu perfil do Instagram, @museudoestadope. A primeira será nesta terça-feira (18), às 16h, com o tema “Povos Indígenas e Museus do Estado de Pernambuco – Memória e Museus Virtuais”. Falam sobre o assunto Renato Athias, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade da UFPE, e Ronaldo Kapinawá, coordenador da Rede Pernambucana de Museus Indígenas. Na sexta-feira (21), às 15h, André Soares, historiador do Mepe, e Rinaldo Carvalho, assessor do Mepe, se encontram em torno do tema “Hoje, Amanhã e Depois – Perspectivas para o Centenário do Mepe”. O acesso é livre e gratuito.

Já o Museu do Trem vai integrar a ação “Museus ferroviários: Políticas públicas, patrimônio e museologia”, organizado coletivamente por museus ferroviários de todo o país. Os debates terão o objetivo de definir o conteúdo para a elaboração de uma Carta dos Museus Ferroviários, de forma colaborativa entre as instituições que se debruçam sobre essa temática. A participação do Museu do Trem será no dia 19 de maio (quarta-feira), com a presença de André Cardoso e Diogo Milfont, ambos do setor educativo do equipamento, para falar sobre o tema “Plano Museológico e os museus ferroviários: formalidades, aplicabilidades, experiências”.

“Ao longo do último ano, alguns dos principais museus ferroviários brasileiros, incluindo o Museu do Trem do Recife, começaram a aproximar-se no sentido de poder estabelecer diálogos e trocar experiências. Essa integração tem possibilitado o fortalecimento do trabalho de cada uma dessas instituições diante da missão de preservar a memória e o patrimônio ferroviário nacional, à medida que reforça a divulgação do trabalho desempenhado em nível local por cada uma dessas instituições por todo o país”, comemorou André Cardoso.

Diogo Milfont acredita que a crise sanitária que a sociedade atravessa será um tema inevitável na conversa. “Vamos debater com museus municipais, estaduais e privados. A ideia é compartilhar experiências e a questão da pandemia com toda certeza vai ser um ponto importante, não há como fugir desse tema. Queremos entender a aplicabilidade do plano museológico nessa nova realidade, de pandemia e pós-pandemia”, afirmou. A inscrição para a atividade pode ser feita aqui: forms.gle/cFSFN1y29fP3GDzo6.

O Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe) organizou duas atividades. A primeira, “Arte e transformação”, será uma transmissão ao vivo com a ceramista Jacira Lucena Santana de Carvalho. Professores, estudantes e demais pessoas interessadas em apreender mais sobre a arte em cerâmica estão convidados para o encontro, que acontecerá no dia 20 de maio (quinta-feira), às 14h. O link da ação que será divulgado no perfil do Instagram: @museuartesacrape.

A segunda atividade tem o tema “Arte, Criatividade e Sustentabilidade: A Metarreciclagem de Olho no Movimento” e vai acontecer pelo Google Meet, no dia 21 de maio (sexta-feira), às 9h. A inscrição para a ação pode ser feita gratuitamente pelo e-mail [email protected] No encontro, a professora Djanice Leonardo, do Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania do Recife, vai apresentar a metarreciclagem como potência inspiradora para o desenvolvimento artístico e humano de crianças e adolescentes. O público-alvo são professores, estudantes e pessoas interessadas em apreender mais sobre metarreciclagem e práticas artísticas sustentáveis.

“Em um momento tão difícil para todo o mundo, pensar em cultura é essencial. A arte é uma válvula propulsora que mantém viva a esperança, o ânimo e a fé de nós, seres humanos, em seguirmos na busca de um amanhã melhor. Mesmo com todos os desafios, buscamos forças para seguir em frente em nossa missão e, inspirados pelo tema ‘Recuperar e Reimaginar’, objetivamos trazer um pouco de alegria e transformação com duas atividades bem inspiradoras”, concluiu Iron Mendes de Araújo Jr., coordenador do Educativo do Maspe.

Serviço

Museu do Barro de Caruaru
Exposição virtual “Alma de Mulher”, com xilogravuras de Edilson Oliveira
Já disponíveis aqui: almademulher2021.wixsite.com/almademulher

Museu do Estado de Pernambuco
Lives no perfil do Instagram: @museudoestadope

“Hoje, Amanhã e Depois – Perspectivas para o Centenário do Mepe”
21 de maio (sexta-feira), às 15h
Com André Soares, historiador do Mepe, e Rinaldo Carvalho, assessor do Mepe

Museu do Trem
Roda de conversa: “Plano Museológico e os museus ferroviários: formalidades, aplicabilidades, experiências”
19 de maio (quarta-feira), às 19h
Inscrições: forms.gle/cFSFN1y29fP3GDzo6

Museu de Arte Sacra de Pernambuco
Live: “Arte e transformação”, com a ceramista Jacira Lucena Santana de Carvalho
20 de maio (quinta-feira), às 14h
O link da ação será divulgado pelo perfil do Instagram: @museuartesacrape

Live no Google Meet: “Arte, Criatividade e Sustentabilidade: A Metarreciclagem de Olho no Movimento”
Com Djanice Leonardo, do Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania do Recife
21 de maio (sexta-feira), às 9h
A inscrição da atividade pode ser feita pelo e-mail: [email protected]

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook