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Pesquisa revela que 87% dos trabalhadores do Nordeste aumentaram os gastos com alimentação na pandemia

Por: REDAÇÃO PORTAL
Quase 35% dos respondentes da região revelaram um acréscimo de mais de 50% no gasto mensal com a compra de mantimentos

Foto: Antônio Cruz/ABr

05/08/2021
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Uma pesquisa realizada pela Ticket, marca de benefícios de refeição e alimentação da Edenred, com mil respondentes revelou mudanças nos hábitos alimentares dos trabalhadores da região Nordeste após um ano do início da pandemia. Uma das principais alterações, mencionada por 87% dos respondentes, foi o aumento dos gastos mensais com a alimentação. 

Desse total, 34% revelaram um acréscimo de mais de 50% no gasto mensal com a compra de mantimentos, enquanto 26% disseram que sentiram um aumento de 10 a 30%, e 19% observaram uma alta de 30 a 50%. Cerca de 10% dos participantes disseram que o gasto continua igual e apenas 2% revelaram que ele diminuiu. “O trabalho remoto ainda é privilégio de uma pequena parcela dos trabalhadores brasileiros, mas não podemos ignorar as novas necessidades dos que tiveram sua rotina modificada. O aumento no volume de compras de mantimentos é uma delas”, comenta Felipe Gomes, Diretor-Geral da Ticket.

Sobre a frequência com que realizam compras no mercado (ou quitandas, açougues, peixarias, supermercados, sacolão, entre outros), 28% responderam que vão pelo menos uma vez por semana ao estabelecimento, 23% duas vezes ao mês e 26% frequentam três ou mais vezes por semana. O uso do cartão alimentação se destaca entre as formas de pagamento nesses estabelecimentos, com 50% de utilização em pagamentos presenciais e 16% em pagamentos online. Os cartões de crédito e débito são usados em 24% das vezes. Já o dinheiro é a preferência em 18% das compras feitas pelos entrevistados. 

Já os pedidos de comida em restaurantes seguem na rotina de parte dos trabalhadores: 49% dos participantes da pesquisa continuaram realizando pedidos durante a pandemia, mesmo que não diariamente. Quando pedem as refeições em restaurantes, a forma de pagamento mais utilizada, segundo 33% das pessoas, é o cartão de débito. Já 26% preferem utilizar o cartão de crédito, 10% o cartão refeição para pagamento online, 31% recorrem ao cartão refeição para pagamento manual, e 25% utilizam dinheiro em espécie.

“A pandemia mudou os hábitos de refeição dos trabalhadores brasileiros, mas os benefícios de alimentação e refeição continuam sendo fundamentais para 71% dos respondentes, que afirmaram que os benefícios oferecidos pela empresa neste cenário contribuem para o aumento de seu poder de compra durante a pandemia”, finaliza Gomes.

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