Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Diversos

Pets em casa? Confira dicas de limpeza

Por: REDAÇÃO PORTAL
Especialistas listam dicas para manter segurança e bem-estar dos animais

Foto: Uma casa com animais é sempre cercada de amor e alegria

07/09/2023
    Compartilhe:

Uma casa com animais é sempre cercada de amor e alegria, mas alguns cuidados são essenciais para manter o bem-estar dos bichinhos e a limpeza do ambiente é um deles. A maioria dos animais é extremamente sensível e ao mesmo tempo curiosa e brincalhona. Por isso a atenção aos produtos de limpeza e ao que está ao alcance deles deve ser redobrada para que acidentes sejam evitados. Considerados os melhores amigos do homem, cuidar desses bichinhos requer cuidados e um ambiente preparado para eles.

Atenção aos produtos

Substâncias neutras são as mais recomendadas para a higienização, como explica o responsável técnico da Maria Brasileira, maior rede de limpeza residencial e empresarial do país, João Pedro Fidelis Lucio. “O álcool é uma solução versátil e eficiente para desinfetar áreas de maior contato. Use-o para limpar pisos, maçanetas, brinquedos e outros objetos que ele tenha acesso. No entanto, é importante diluir o álcool em água antes de usá-lo, pois ele puro pode ser tóxico. Sabão e detergente neutro também são excelentes aliados na limpeza diária de pisos, azulejos e outros locais que o animal frequenta. Esses produtos são suaves e não contêm ingredientes agressivos que possam prejudicar a saúde do seu pet. Certifique-se de enxaguar bem as superfícies após a limpeza para evitar qualquer resíduo que possa ser prejudicial. Atualmente existem linhas específicas de desinfetantes para pets, que são recomendadas e seguras”, destaca. Além disso, o técnico destaca que aspirador de pó é um item quase obrigatório para quem tem animais, principalmente para carpetes e sofás. 

Assim como existem produtos seguros, alguns não são recomendados. De acordo com João, existem substâncias muito fortes e que podem afetar diretamente a saúde e o bem-estar dos animais. “Substâncias à base de cloro são um perigo para os pets. O cloro pode causar irritação na pele e nas vias respiratórias, além de ser prejudicial se ingerido acidentalmente. Também podem causar esses sintomas produtos com ácido, amônia e com cheiro muito forte”, completa o especialista. 

Os móveis também precisam de cuidados

Ter pets é sempre uma caixinha de surpresas e alguns pequenos incidentes fazem parte da rotina, como o xixi no sofá. A limpeza correta do móvel é indispensável para evitar o acúmulo de odor e manchas e, principalmente, faz toda a diferença para manter a vida útil do estofado. Fritz Paixão, CEO da CleanNew, rede especializada em limpeza e blindagem de estofados, destaca algumas dicas de ouro na hora dessa higienização. “O acúmulo de xixi pode deixar manchas difíceis de sair apenas com um paninho molhado. Com o tempo e a recorrência desses pequenos acidentes, o tecido vai ficando cada vez mais manchado e perdendo a cor, além do cheiro que pode não sair. Uma limpeza especializada é a melhor opção para quem quer mantê-lo sempre novo e prolongar sua vida útil”, afirma Fritz.

Para garantir a limpeza e a vida útil dos móveis por mais tempo, o CEO recomenda a blindagem. “A blindagem facilita a manutenção diária e evita o acúmulo de sujeiras, protegendo contra líquidos e evitando os odores, ideal para animais”, conclui.

Sobre a Maria Brasileira

Criada em 2012, a Maria Brasileira é a maior rede de franquias de limpeza residencial e empresarial do país. Com mais de 80 mil atendimentos por mês, está presente em todos os estados do Brasil com mais de 470 unidades, oferecendo serviços de limpeza residencial, limpeza empresarial, passadeira, limpeza pós-obra e sanitização. Saiba mais aqui

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook