Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Policial

Polícia Federal deflagra operação "Além Mar"

Por: REDAÇÃO PORTAL
Ao todo 139 mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos em 12 estados e o Distrito Federal

Foto: Polícia Federal/Reprodução

18/08/2020
    Compartilhe:

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (18), em 12 estados e no distrito Federal, a operação Além Mar.Foramcumpridos 139 mandados de busca e apreensão e 50 prisões, sendo 20 preventivas e 30 prisões temporárias. 630 políciais participaram da operação nas 13 localidades. Foi determinado ainda pela Justiça Federal o sequestro de aviões (7), helicópteros (5), caminhões (42) e imóveis (35) urbanos e rurais (fazendas) ligados aos investigados e ao esquema criminoso, além do bloqueio judicial do valor de R$100.000.000,00 (cem milhões de reais).  

Os alvos da operação são suspeitos de lavagem de dinheiro e tráfico internacional de drogas. De acordo a PF, quatro organizações criminosas estão sendo alvos de investigações. Eles faziam transações entre si para movimentar o esquema de tráfico internacional de drogas. Segundo a PF, toneladas de cocaína foram exportadas para a Europa via portos brasileiros, especialmente no Porto de Natal/RN.

Duas bases da organização estavam estabelecidas em São Paulo/SP e em Campinas/SP. Eles promove reiteradamente a internação de cocaína pela fronteira com o Paraguai, transportando-a via aérea até o estado de São Paulo e distribuindo-a no atacado para organizações criminosas estabelecidas no Brasil e na Europa. A terceira, estabelecida em Recife/PE, era integrada por empresários do setor de transporte de cargas, funcionários e motoristas de caminhão que promoviam a logística de transporte rodoviário da droga e o armazenamento de carga até o momento de sua ocultação nos containers. Os mandados foram cumpridos em pr´sdios de luxo da avenida Boa Viagem.

Durante a fase sigilosa das investigações foram presas 12 pessoas e apreendidas mais de 11 toneladas de cocaína, no Brasil e na Europa, relacionados ao esquema criminoso. Dentre esses presos  estava um grande traficante que permaneceu foragido da justiça brasileira por 10 anos e era procurado pela Polícia Federal e pela National Crime Agency – NCA, do Reino Unido. Ele foi preso em Jundiaí/SP em março/2019.

As investigações foram iniciadas no ano de 2018 a partir de informações difundidas à Coordenação Geral de Prevenção e Repressão ao Tráfico de Drogas – CGPRE, da Polícia Federal pela National Crime Agency – NCA, como resultado de parceria estabelecida para reprimir o tráfico de cocaína destinada à Europa. Mesmo durante a pandemia de coronavírus, ainda segundo a Po~ícia Federal, o esquema criminoso não foi interrompido, tendo sido apreendidos entre os meses de março/20 a julho/20 mais de 1,5 tonelada de cocaína.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook