Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Educação

Pós-Graduação: Escrita Criativa para escritores e não-escritores

Por: SIDNEY NICÉAS
FAFIRE, no Recife, abre nova turma na pós presencial em Escrita Criativa com foco em múltiplos formatos e linguagens

Foto: Reprodução/Ideal Marketing

29/01/2023
    Compartilhe:

*por Sidney Nicéas

A FAFIRE, tradicional universidade do Recife, abriu nova turma para a Pós-Graduação em Escrita Criativa, com um escopo sintonizado aos novos tempos, aliando teoria e prática de escrita orientada. Todo o trabalho proposto em torno da escrita criativa coloca o aluno em contato com saberes de várias áreas. Apesar da concentração em disciplinas da Linguística e Estudos Literários, a todo momento haverá discussões que dialogam com a Filosofia, Psicanálise, Jornalismo, Educação, Sociologia, Ciência Política, História, entre outras áreas que se façam presentes para a ampliação do repertório a partir do qual os alunos, em processo de escrita criativa, desenvolvam seus trabalhos. Por isso, o público ao qual se destina o curso é bastante amplo: profissionais da imprensa, advogados, profissionais liberais, professores de língua portuguesa que desejem ampliar sua atuação na formação de leitores e escritores e mesmo indivíduos interessados no desenvolvimento pessoal de sua expressão escrita.

“Tendo em vista as necessidades do mercado de trabalho dos profissionais que precisam escrever de forma autoral e criativa, seja para a formação de alunos na escrita, no mercado editorial, na produção de roteiros para cinema, televisão e para a inclusão de informações nas mídias sociais, torna-se imprescindível formar novos produtores textuais que alimentem esse desenvolvimento”, explica Ana Dourado Dubeux, coordenadora do curso.

O ato de escrever na atualidade ganha múltiplos formatos e linguagens. Ao interesse que move aqueles que já exercitam narrativas na ficção e na não-ficção, somam-se as demandas exigidas a qualquer indivíduo pela expressão escrita nas mídias sociais ou em outros meios de divulgação da informação com estruturas e conteúdos diversos. O Curso promove o desenvolvimento de estratégias de leitura e escrita, além de apresentar e/ou aprofundar conhecimentos de teoria dos gêneros textuais, da história da literatura, oferecendo, ainda, o estudo de conteúdos gramaticais necessários para a compreensão do conceito de estilo e a consequente definição do modo próprio de escrever que cada aluno venha a desenvolver. Nesse último ponto, há que se destacar o crescente interesse do sistema educacional de ensino por profissionais que desenvolvam “oficinas de texto” com alunos, como forma de preparação para o vestibular.

Os módulos serão ministrados por professores universitários, escritores e instrutores consagrados de oficinas de escrita criativa. Assim, ao trabalho teórico, estarão vinculadas práticas originárias dos percursos de leitura e escrita de profissionais atuantes no campo da literatura, num acompanhamento produtivo que torna menos árdua a execução dos projetos pessoais dos alunos. Nas diversas disciplinas, o aluno passará pela experiência de leitura, estudo e escrita orientada em seis gêneros entre literários e não literários, sendo estimulado a desenvolver trabalhos autorais.

Ana ressalta o pioneirismo da FAFIRE em Pernambuco em pós-graduação em Escrita Criativa. “No Recife, a busca por oficinas de escrita criativa é intensa. Há um enorme público que não tem acesso a estas oficinas, ainda restrito a poucos espaços, horários e preços nem sempre acessíveis. Há, por outro lado, um público de interesses variados, cabendo à FAFIRE assumir a  pioneiríssima iniciativa na oferta de um curso que ofereça o lastro universitário a alunos que queiram utilizar os aprendizados de maneira profissional, articulada, dinâmica e acessível”, pontua.

O time de professores escalado para as aulas, ainda que possa sofrer alterações, é respeitável. São escritores, professores do Ensino Superior e instrutores de oficinas de escrita criativa que já realizam um trabalho consolidado na cidade. Nomes como o da própria Ana Dubeux, Rodrigo Accioly, Sidney Nicéas, Eliene Amorim, Samarone Lima, Roberto Azoubel, Maria Alice Amorim, Renata Soriano, Anna Chaves, Camila Inojosa e Raimundo de Moraes estão previamente escalados para dar corpo a esta segunda turma - a primeira aconteceu em 2020 e a Pandemia acabou adiando a sequência. “A pandemia da Covid-19 de fato prejudicou a formação de uma segunda turma, mas percebe-se a relevância em persistir na oferta de um curso estruturado em torno da formação de profissionais cada vez mais requisitados no mercado. Por isso é importante a nossa preocupação em ter um time docente de alto nível para esta Pós-Graduação”, conclui Ana.

O CURSO  E A FAFIRE 

O Curso de Especialização em Escrita Criativa terá uma carga horária total em sala de aula de 370 horas. As atividades práticas e as de investigação fora da sala de aula serão desenvolvidas de acordo com as exigências de cada disciplina, através de atividades individuais e/ou em grupo. Para ser considerado especialista, o aluno deverá cumprir todos os requisitos regulares do processo didático, além de elaborar e apresentar trabalhos de conclusão em cada disciplina. O Curso tem a duração de quinze meses, com início em março de 2023 e término em maio de 2024, funcionando aos sábados, a partir das 8 horas, em dois turnos (das 8 às 13 horas e das 14 às 18 horas). 

Os cursos de pós-graduação da FAFIRE funcionam em prédio próprio, com cinco andares, salas climatizadas, todas equipadas com tela de projeção, som, datashow, aparelho de TV e audiovisual, além de computador. Os alunos e professores contam com uma biblioteca, totalmente informatizada, que oferece títulos pertinentes aos estudos desenvolvidos nos diversos cursos, sendo seu acervo ampliado periodicamente de acordo com as necessidades apontadas pelos professores de cada disciplina. Há áreas de acesso para pessoas com necessidades especiais, como elevadores especiais para cadeiras de roda, contando ainda com instalações confortáveis para o descanso e lazer de professores, alunos e funcionários, cantina e estacionamento interno.

--

SERVIÇO

Curso de Especialização em Escrita Criativa

Carga horária: 370h

Vagas: 40

Período: Março de 2023 a Maio de 2024

Horário: Sábados, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Investimento: taxa de inscrição R$ 40,00 + 18 parcelas de R$ 275,00

Coordenação: Profª Ana Cristina Dubeux Dourado

Informações : (81) 99611-0209 (whatsapp) | (81) 99199-3107

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook