Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cultura

Prefeitura convoca VIII Conferência Municipal de Política Cultural do Recife . Ato foi assinado pelo prefeito João Campos ao lado da Ministra da Cultura Margareth Menezes, em Brasília.

Por: REDAÇÃO PORTAL

Foto: Ministra da Cultura Margareth Menezes, e João Campos, prefeito Recife. Foto: Herbert Ferreira

06/08/2023
    Compartilhe:

Em Brasília, durante reunião com a Ministra da Cultura Margareth Menezes, na manhã desta sexta-feira (4), o prefeito do Recife João Campos falou sobre as iniciativas da gestão em relação à cultura e assinou o decreto de convocação da VIII Conferência Municipal de Política Cultural do Recife. O gestor municipal aproveitou ainda para convidar Margareth Menezes para participar tanto da conferência, em setembro deste ano, quanto do Carnaval do Recife em 2024. O secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello, também participou da reunião.

 

"Assino agora o decreto que convoca a VIII Conferência Municipal de Política Cultural do Recife, ao lado da Ministra Margareth Menezes. A Cultura está muito bem representada. A gente pode trazer uma pauta ampla da cultura, agradeço à ministra pela sensibilidade. E faço o convite para que vá ao Recife seja na Conferência, seja no carnaval. Vai ser sempre bem vinda, seja qual for a mobilização", afirmou João Campos.

 

Margareth Menezes agradeceu a visita e elogiou a capital pernambucana. "Agradeço a visita do prefeito e de toda a equipe. João Campos está fazendo um trabalho maravilhoso no Recife. É uma cidade que eu amo, tenho muitos amigos lá. Frequento o carnaval do Recife, gosto da comida de lá. Será um prazer ir nessa cidade, que também me alimenta e pela qual tenho grande admiração. Tem uma cultura linda, uma cultura que o povo defende a ferro e fogo. Estamos de portas abertas, vamos fazer muitas coisas", comentou a ministra.

 

Subsidiar as políticas de cultura da capital pernambucana, fortalecer a democracia e a garantia dos direitos culturais na cidade e iniciar a construção do Plano Municipal de Cultura para o decênio 2024-2034 estão entre as principais finalidades da VIII Conferência Municipal de Política Cultural do Recife. O encontro, que ocorrerá de 15 a 17 de setembro de 2023,  também vai eleger as propostas e os delegados para a IV Conferência Estadual de Cultura, etapa anterior à participação na IV Conferência Nacional de Cultura.

 

Durante a reunião, João Campos também destacou algumas das ações já implementadas da gestão no que se refere a políticas culturais. "Nossa capital foi candidata à Rede de Cidades Criativas da Unesco, logo nos primeiros meses da nossa gestão, alcançou êxito, e hoje é considerada Cidade da Música. Desenvolvemos ações de salvaguarda das nossas tradições, como o Registro do Patrimônio Vivo, que agora é Lei e entrará, em breve, no seu segundo processo de eleição de contemplados. Sempre ao lado do Conselho Municipal de Política Cultural, núcleo que também retomamos, com renovação recente via eleição aberta", explicou João Campos.

 

O prefeito do Recife lembrou ainda das iniciativas que foram necessárias para combater o impacto da pandemia de covid-19 no setor: os auxílios emergenciais (AME Carnaval e São João), premiações e editais, a exemplo do Recife Virado, para projetos de pequeno porte, e a reconstrução do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), que hoje bate recordes de aporte, inscritos e aprovado.

 

Ao final do encontro, o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello, ressaltou a boa relação da pasta com o Ministério da Cultura e comentou sobre algumas das realizações da Prefeitura. "O momento é de cada vez mais trabalho na área cultural. Nós temos uma aproximação grande com o ministério desde a sua volta. A reunião hoje foi uma confirmação dessa sinergia. A gente tem pautas comuns", disse ele. "Estamos lançando editais da Lei Paulo Gustavo que é com recursos federais, estamos lançando o registro do Patrimônio Vivo, conversamos sobre equipamentos culturais, sobre a cultura popular, vamos receber uma comitiva da Funarte no Recife, vamos realizar a nossa conferência municipal ainda neste ano. Mostramos as conquistas do Recife, e temos mais do que expectativas para o segundo semestre, temos perspectivas", concluiu.

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook