Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Prefeitura do Recife lança site para período inédito da não-folia

Por: REDAÇÃO PORTAL
Endereço www.ocarnavaleagente.com.br disponibiliza playlist temática, informações acerca do Auxílio Municipal Emergencial (AME) e serviços para população em geral

Foto: Reprodução internet

14/02/2021
    Compartilhe:
Além das ações de lazer e fiscalização promovidas pela Prefeitura do Recife entre os dias 12 e 16 de fevereiro, já está no ar o site O Carnaval é a Gente. A plataforma, disponível no endereço  www.ocarnavaleagente.com.br, visa ser ponto de convergência de informações e serviços que estão sendo oferecidos gratuitamente aos recifenses e turistas nesse hiato momesco imposto pela pandemia. O recifense também pode acompanhar as novidades e serviços pelo perfil @carnavalrecife nas redes sociais Facebook e Instagram.

Na navegação, o internauta poderá conferir informações de interesse público como denúncias de aglmerações e festas. Lá, o saudoso folião também poderá ser embalado por  uma playlist temática da Frei Caneca FM, relembrando o melhor da nossa produção de frevos, brincantes e brinquedos. O local  também traz área para informações acerca do Auxílio Municipal Emergencial (AME - Carnaval),  além de espaços para notícias, entre outros.

Emoldurado pelo bloco da Linha de Frente, o site é permeado pelos avatares dos profissionais essenciais que movem a cidade na pandemia como garis, policiais, agentes de trânsito, motoristas de ônibus e jornalistas. Como forma de deixar esse período mais leve e menos saudoso, o site também vai permitir a interação com os momentaneamente não-foliões na seção "O Carnaval é a Gente". Quem postar sua própria foto lúdica nas redes no período com a hashtag #ocarnavaleagente terá sua imagem reproduzida no endereço eletrônico.

Confira as principais ações da Prefeitura no período.

Bloco da Linha de Frente - Um dos destaques  é a área do 'Bloco da Linha de Frente', que se trata de uma homenagem aos profissionais essenciais que, além da classe de saúde, engrossaram as fileiras no combate à covid com sua força de trabalho para que a cidade não parasse como motoristas de transporte coletivo, trabalhadores de supermercados, agentes de trânsito e seguranças, garis e jornalistas, entre outros. Os personagens irão estar presentes na comunicação oficial da Prefeitura através de suas redes sociais.

Auxílio Municipal Emergencial (AME - Carnaval) - Para trabalhadores e trabalhadoras da cultura, tão gravemente impactados pela pandemia e pela necessidade de suspensão de eventos e aglomerações, em função de protocolos sanitários urgentes, o poder público municipal criou o Auxílio Municipal Emergencial (AME - Carnaval do Recife).

Ao todo, serão distribuídos mais de R$ 4 milhões para cerca de 160 agremiações e 900 atrações artísticas, entre cantores, bandas e orquestras, totalizando mais de 27 mil pessoas. Todos precisam estar sediados no Recife e devem necessariamente ter integrado a programação oficial do Carnaval 2020, promovida pela Fundação de Cultura Cidade do Recife.

O AME equivale a 50% do valor unitário de cachê, para atrações artísticas, ou de subvenção, para agremiações, tendo por base o Carnaval 2020, respeitando um teto de R$ 10 mil para cada beneficiado.

O Projeto de Lei foi enviado pela Prefeitura do Recife à Câmara Municipal, no último dia 9, para apreciação e votação por vereadores e vereadoras. Transformado em Lei, o AME terá seu detalhamento publicado pela gestão municipal.

O auxílio emergencial será pago pela Prefeitura do Recife, com apoio da iniciativa privada.

Colorindo o Recife deixa legado - Carnaval é também uma mistura de cores. E essa mistura vai resultar na intervenção de mais oito muros da cidade, a partir do projeto Colorindo o Recife. A iniciativa é da Secretaria de Turismo e Lazer, com apoio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana. Participarão desta ação grafiteiros inscritos no projeto, que é também uma política pública de valorização da arte de rua. Os painéis trazem o tema carnavalesco, reforçando também os protocolos sanitários essenciais para o controle da disseminação do vírus da covid-19.

As artes serão nos seguintes locais: Parque Doutor Arnaldo Assunção, no Engenho do Meio; Ponte Giratória, no Bairro de São José; Largo da Bomba do Hemetério; próximo à Via Mangue, no Pina; Avenida Antônio de Góes, no Pina; Praça Paulo Freire, na Madalena; Avenida Herculano Bandeira, no Pina; e na Barão de Souza Leão, próximo ao Colégio Madre de Deus, em Boa Viagem.

Ciclofaixa de Turismo e Lazer - Já para quem gosta de aproveitar a cidade ao ar livre, sem esquecer do cumprimento dos protocolos sanitários, uma boa opção é curtir a Ciclofaixa de Turismo e Lazer. No domingo (14), o percurso exclusivo contará com sinalização reforçando a campanha "O Carnaval é a gente", além da distribuição de 5 mil máscaras, doadas pela Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer ficará montada das 7h às 16h.

Visit Recife - E mesmo com o difícil cenário da pandemia, o setor dos hotéis está com uma expectativa de 55% de ocupação, de acordo com a  Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE). Como uma forma de divulgar os serviços oferecidos pelo trade para esse turista que estará na cidade, a Prefeitura do Recife divulgará a ação Recife Tá ON, que já vem sendo compartilhada no instagram oficial do Turismo no Recife, o @visitrecife. Ao todo, 40 recepções de hotéis estarão com o display em acrílico no balcão de informações.

Bora se Cuidar - Para evitar aglomerações, a Prefeitura irá continuar com a campanha 'Bora se Cuidar'. Haverá ações de fiscalização em parques, praças e praias. Nos mercados, a ação ganha o reforço de trupes de arte-educadores para sensibilizar o público  sobre os cuidados para evitar a covid-19. As ações também envolvem profissionais de Controle Urbano e Vigilância Sanitária, que conscientizam comerciantes e frequentadores para o uso correto de máscaras, higienização das mãos, manipulação dos alimentos e distanciamento social. Em contrapartida, uma campanha de rádio e TV veiculará mensagens de cuidado, mas também de alento, com uma evocação aos dias de Momo do futuro, que serão assegurados pelo comportamento coletivo atual.

Festival Gastronômico - Ganhando o coração e também o estômago de recifenses e turistas, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel - PE), a Prefeitura do Recife realiza o Festival Gastronômico "Eu tenho mais que tá nessa". A iniciativa estimula as atividades de lazer para moradores e turistas, entre os dias 13 e 21 de fevereiro, oferecendo descontos de 10% em pratos dos restaurantes participantes. O festival estimula o fluxo da clientela nos restaurantes de forma responsável, gerando renda para o setor. A partir do dia 10 de fevereiro, todas as informações sobre pratos e restaurantes participantes serão disponibilizados no Portal do Turismo no Recife, o https://visit.recife.br/. Nos anos anteriores, a Prefeitura do Recife realizou a Arena Gastronômica do Carnaval, também em parceria com a Abrasel, que contou com o fluxo de 470 mil pessoas, na edição de 2020.

Frei Caneca - desde a última quarta-feira (10) até a terça-feira (16) serão veiculados depoimentos de foliões para a série de interprogramas "Foi no carnaval que passou", com foliões da Região Metropolitana do Recife compartilhando suas memórias de amor, flerte, farra e muito riso. Pra quem quiser mergulhar na fantasia, o bloco Pen Drive da Madrugada, que desfilou nas ruas nos últimos anos, volta para o seu formato virtual, trazendo uma seleção musical com ritmos carnavalescos, como frevo, afoxé, maracatu, coco, ciranda, samba enredo, axé dos anos 80, samba reggae, entre outros. A programação especial irá ao ar na sexta (12) e sábado (13) da meia-noite até às 5h da manhã. Pra completar, na quinta-feira (11) será lançada uma playlist pra matar a saudade dos carnavalescos, no perfil da Frei Caneca FM no Spotify.

Já no domingo (14), das 10h às 12h, o Batucada trará uma homenagem aos enredos vencedores das escolas de samba. E a partir das 16h, a 101.5 FM segue a parceria com o RecBeat e transmite a versão virtual do Festival, que este ano tem na programação Mateus Aleluia, MC Troia, Getúlio Abelha, O Terno, Luiza Lian, Spokfrevo Orquestra, Ilú Obá de Min e Céu.

Confira outros serviços da Prefeitura para o período de 13 a 16 de fevereiro

Diferentemente dos anos em que há programação e ações presenciais, os serviços da Prefeitura do Recife prestados ao público funcionam normalmente, uma vez que não será ponto facultativo na gestão municipal. Entretanto, a Prefeitura irá promover uma série de ações de olho no bem estar da população e para evitar a disseminação do novo coronavírus como fiscalizações em bares, atuação em mercados e na orla da capital, sobretudo no sábado e domingo (13 e 14).

Na Orla de Boa Viagem a limpeza irá dispor de 60 profissionais na limpeza e remoção de resíduos no turno diurno e emprego de equipamento chamado de Beach Clean, que peneira a areia removendo resíduos finos. Entre os dias 12 e 16 de fevereiro, o Procon vai funcionar em regime de plantão para receber denúncias referentes a shows, festas, eventos de carnaval e similares realizados em ambientes privados, disponibilizando os seguintes canais para receber denúncias: e-mail [email protected] e instagram @proconrecife. O 0800 28 11 311 vai funcionar na sexta-feira(12), segunda-feira (15)  e  terça-feira(16), das 8h às 17h.

Também serão alocadas equipes no Recife Antigo para fiscalização de  bares, restaurantes e afins no que diz respeito ao cumprimento do Decreto Estadual Nº 49.055/2020 (COVID-19) e orientação de consumidores e fornecedores acerca dos seus direitos e deveres. Nesse mesmo período, as equipes de fiscalização ficarão disponíveis para atender às denúncias.  

De olho na violência de gênero, o Centro de Referência Clarice Lispector vai funcionar nos dias 13.02 (sábado) e 14.02(domingo), de 8h às 20h. Nos dias 15.02 (segunda-feira). As mulheres vítimas de violência também vão poder contar com o Liga, Mulher (0800 281 0107), que vai funcionar nos dias 13.02(sábado) e 14.02(domingo) das 8h às 20h. Outra opção para mulheres em situação de risco de violência doméstica é acionar o canal de atendimento via whatsapp, disponível no número (81) 9.9488 6138.

Este ano, o  Bloco Carnavalesco Político Nem Com Uma Flor, da Secretaria da Mulher do Recife, devido à pandemia, não sairá às ruas.  Mas as doações de kits de higiene pessoal para mulheres em situação de vulnerabilidade estão mantidas. Quem quiser vestir a fantasia da solidariedade pode trocar um kit de higiene pessoal (dois sabonetes e um pacote de absorvente higiênico) por uma máscara de proteção contra a covid-19 fornecida pelo Bloco Nem Com Uma Flor. O posto de troca vai funcionar no térreo do edifício-sede da Prefeitura do Recife, nos dias 15 e 16 de fevereiro, das 8h às 17h.

Para evitar aglomerações, as equipes de Controle Urbano estarão voltadas para coibir eventuais festas e eventos clandestinos. O trabalho será realizado em conjunto com órgãos como Secretaria de Segurança Cidadã, CTTU, Procon, Vigilância Sanitária, PM, Bombeiros e Meio Ambiente. Entre as ações, estão previstas fiscalização de bares e restaurantes do Bairro do Recife, Realização de rondas nos mesmos locais onde foram instalados os polos dos anos anteriores, levantamento de eventuais camarotes para coibir possíveis festas clandestinas e realização de campanha de conscientização contra a covid-19 (Bora se Cuidar) nos Mercados Públicos, Feiras, Orla, Parques e praças.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook